Produção de conteúdo para blogs corporativos

A importância da produção de conteúdo para blogs corporativos

Por Jéssica Maia

Dentro do marketing de conteúdo, a produção de conteúdo possui um papel de grande relevância. Isso se dá porque, através de um bom planejamento de conteúdo, as empresas estabelecem contatos e relações com os seus clientes de maneira mais orgânica e natural, atingindo melhores resultados em suas vendas e conquistando uma reputação favorável.

Para que as corporações se conectem autenticamente com o seu público, diversas ferramentas podem ser empregadas. Uma dela é a geração de audiência em seu blog corporativo fazendo uso de conteúdos de relevância, sendo assim, uma resposta para as dores dos leitores.

Contudo, gerar proximidade com os leitores e apresentar soluções de problemas que até então não haviam sido identificados demanda um trabalho especializado. Isso pode ser bem desenvolvido com a produção de conteúdo estratégico de Inbound Marketing (marketing de atração).

Como organizar a produção de conteúdo de sua empresa

Antes de iniciar a produção de conteúdo para sua corporação, é necessário compreender alguns passos importantes.

No Inbound Marketing, as empresas podem trilhar um caminho de atração, conversão, relacionamento, vendas e análise, conhecido como funil de vendas. Ele permite que as organizações produzam conteúdo mais estratégico e direcionado para as necessidades de seus clientes.

Para isso, mais do que conhecer quem é o público alvo de sua empresa, é fundamental conhecer a sua persona – mas como alcançar e desenvolver esse personagem?

Após uma pesquisa mais aprofundada sobre o seu público alvo, onde se consiga respostas sobre o estilo de vida, comportamento e características pessoais, você poderá chegar a um modelo de personagem, que conta inclusive com nome próprio e idade. Esse conceito cria uma pessoa “real” para representar seu público alvo.

Criar a sua persona será fundamental para que a produção de conteúdo do seu blog corporativo trate de assuntos relevantes, os quais estejam ligados diretamente ao seu futuro cliente.

Estruturando o conteúdo no blog corporativo

A divulgação dos conteúdos no blog corporativo também envolve uma estratégia e estudo sobre quais são os melhores canais e palavras chaves a serem utilizadas. Isso tudo envolve uma importante dedicação. Afinal, essa será a principal porta de entrada para novos clientes.

Explicando um pouco sobre o blog corporativo, essa é uma ferramenta muito importante para trabalhar a comunicação de uma empresa, ao lado das redes sociais, publicidade e divulgação na imprensa. Atuando como espaço que une marketing e jornalismo, as matérias do blog corporativo combinam técnicas de storytelling para apresentar os produtos e serviços com outras informações relevantes.

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