Pesquisar
Close this search box.

Comunicação no atendimento ao cliente

Por Ana Carolina

Mais do que oferecer serviços ou produtos, uma empresa precisa estar atenta às necessidades do mercado consumidor. Cada cliente tem suas peculiaridades e para que a comunicação aconteça de forma eficiente, adaptar a linguagem e o conteúdo dos materiais de divulgação da sua organização é fundamental.

O primeiro passo para um atendimento eficiente é conhecer o público. Fazer um mapeamento de stakeholders pode ajudar muito. Esteja atento a linguagem utilizada no meio em que a sua organização está inserida. Lembre-se sempre que a comunicação é uma via de mão dupla, é preciso estabelecer um diálogo, e para isso, é necessário que as duas partes falem a mesma “língua”. Um vocabulário muito formal pode dificultar a compreensão da mensagem que você deseja transmitir, assim como uma linguagem muito informal pode causar certa aversão em meio mais conservador, conheça bem o perfil do seu público antes de enviar um material.

Esteja atento a aspectos culturais. Algumas empresas lidam com clientes de outros estados e até mesmo internacionais. Além da preocupação em produzir material em outro idioma, é importante ter em vista alguns costumes regionais e internacionais para evitar possíveis desconfortos. Cuidado com expressões ou brincadeiras que podem ser ofensivas em diferentes regiões e até mesmo países. Datas comemorativas, atividades especiais, tudo deve ser planejado e bem elaborado, para que a comunicação aconteça de forma adequada e contribua para o bom relacionamento da organização.

Ron Willinghan, pesquisador na área de administração de empresas em um de seus livros mais vendidos: “O que você faz que agrada seus clientes? ”discorre sobre a importância do valor emocional para o relacionamento entre empresa e cliente. É muito comum que organizações do mesmo segmento tenham produtos e serviços parecidos, porém é impossível copiar pessoas, a criatividade no atendimento é decisiva para o sucesso da marca. Segundo o autor, “…os clientes querem se sentir valorizados pelas pessoas que prestam serviços a elas”.

Criar um material de comunicação adequado para cada público é mais do que tradução, é criar uma ligação com o púbico. Uma agência de comunicação corporativa ou empresarial está apta a estudar e entender o cliente e dessa forma criar materiais que sejam coerentes e eficazes na solidificação de um relacionamento entre a empresa e seu público.

Se sua empresa está buscando uma agência para ajudar na comunicação com o cliente, entre em contato com a Race Comunicação e veja como podemos ajuda-lo 

Posts relacionados