Comunicação interna: por onde começar?

Por Vanessa Assis

Trabalhar a comunicação interna da empresa é crucial. Por isso, listamos cinco passos para dar o pontapé inicial e implementar esse relacionamento com o público interno na sua empresa, trazendo ferramentas e dicas para a colocar em prática essas ações.

A eficácia da comunicação interna para uma empresa pode resultar em diversos ganhos, como aumento de produtividade, fidelização dos funcionários (ou, em bom português, pode fazer com que os colaboradores “vistam a camisa” da empresa), e, consequentemente, melhora no atendimento ao cliente.
Em paralelo, a falta ou a falha na comunicação interna pode acarretar diversos problemas. Citando apenas um exemplo, de acordo com estudo publicado pela PMI (Project Management Institute), 56% dos projetos que falham dentro de uma empresa são mal sucedidos em consequência de problemas na comunicação.

1.Temos falhas?
É uma pergunta simples, mas, ao mesmo tempo, de extrema importância. Identificar as falhas, saber quais são os pontos fracos da comunicação da empresa e buscar saná-los talvez seja a melhor forma de iniciar um planejamento estratégico.

2. Conheça o seu público
Não há como identificar as falhas sem saber com qual público está lidando. Quem são os seus colaborares? O que eles buscam? O que eles querem saber sobre a empresa na qual trabalham? O que a empresa pode oferecer?
Saber as respostas para essas perguntas é um bom sinal. Caso não saiba, comece a traçar a sua estratégia buscando essas respostas.

Sistema de Comunicação Interna

3.  Aposte no feedback
Uma forma eficaz para responder as questões do tópico anterior é investir em conversas diretas com o funcionário. Ouvir o que o colaborador tem a dizer e, em contrapartida, expressar a sua opinião sobre o trabalho desempenhado por ele pode aumentar a motivação e a produtividade, além de ser uma ferramenta extremamente econômica para buscar uma melhora significativa para a comunicação e desempenho geral da companhia.

4.  Reforce os propósitos da empresa
Missão, valores e visão da empresa não são conceitos para ficar apenas no papel. Devem realmente representar o que a empresa significa e dever ser repassados para o funcionário. Os colaboradores precisam saber o que a empresa almeja, caso contrário, como vestirão a camisa?
Ter os objetivos e cultura da empresa bem alinhados com os colaboradores é uma maneira eficaz para engajá-los.

5. Estabeleça uma equipe para essa área
A comunicação interna bem feita demandará bastante trabalho, pois necessitará de contínuo planejamento estratégico, elaboração de textos e materiais que gerem interesse e resultados, periodicidade, dentre outras atividades que acarretem engajamento. Para isso, estabeleça uma equipe responsável, ou ainda, contrate uma agência de comunicação especializada, como a Race Comunicação.

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