Como produzir um vídeo para sua empresa?

Por João Pedro Andrade

Antes de qualquer coisa, um brinde a você que, se procurou esse artigo, está buscando sair da zona de conforto. Mazel Tov! Criar um produto audiovisual para a sua empresa não precisa ser um processo caro ou muito complicado, desde que você tenha os equipamentos corretos e uma boa ideia na cachola.

E deixe-me dizer que você está tomando uma atitude muito acertada. Estudos mostram que potenciais compradores, que são expostos à materiais em vídeo, estão mais dispostos a finalizar a compra do produto ou serviço. Em redes sociais, como o Facebook, vídeos são compartilhados até dez vezes mais do que materiais em texto ou links externos. E, como eu já havia contado aqui, o YouTube foi comprado por uma empresa de tecnologia conhecida como Google (talvez você conheça) que, desde então, favorece sites que tenham links para a plataforma em sua ferramenta de buscas. Tem futuro esse tal de Google!

Mas vamos ao que interessa e partir do princípio que você irá precisar de uma câmera. Nada de câmeras monstruosas e caras. Isso é coisa do passado. Hoje em dia, até mesmo smartphones podem oferecer excelente qualidade de gravação. Você nunca diria, mas o videoclipe abaixo, do Supla e seu irmão, João Suplicy, foi gravado inteiramente com um celular. Veja a qualidade:

Porém, é importante investir em duas coisas. Primeiramente, um tripé. Uma vez que as câmeras novas são bastantes leves, elas também acabam perdendo estabilidade facilmente. Experimente segurar seu celular para fazer uma gravação em vídeo, provavelmente, a imagem sairá mais tremida do que você gostaria. Tente fazer isso durante horas. Não vai dar certo. Mas um tripé simples pode solucionar esta questão.

É importante também investir na compra de um microfone, porque, apesar das câmeras apresentarem captações de imagem cada vez mais eficientes, o mesmo não ocorre na captação de áudio. Um microfone de lapela para smartphone não deverá custar mais de R$ 20,00 e trará muito mais qualidade para o seu material.

Depois da captação, você irá querer editar esse material. Tanto a Apple, com iMovie, quanto o PC, com o Movie Maker, poderão executar essa tarefa. No entanto, hoje em dia, a Adobe oferece o programa mais completo para essa incumbência com o Adobe Premiere, que com uma interface simples e intuitiva se tornou o programa de edição mais utilizado no mercado. Caso você tenha dificuldades com este processo, existem diversos tutoriais no YouTube que poderão te guiar pelo caminho das pedras.

No entanto, apesar de todas essas facilidades, vale lembrar que existem pessoas que dedicam sua carreira profissional para fazer esse tipo de trabalho e, caso você tenha verba disponível (há profissionais para todos os bolsos), poderão executar um trabalho de excelente qualidade e com zero dor de cabeça para você.

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?