Como o Whatsapp Business vai ajudar na comunicação com o consumidor

Por Evelyn Spada

Na segunda quinzena de janeiro, o Whatsapp anunciou um novo serviço para micro e pequenas empresas. Chamado de WhatsApp Business, a novidade facilita a comunicação com os clientes e possui recursos, como envio de mensagens automáticas e informações da empresa no perfil.

Sempre em busca de facilitar a vida de seus 1,3 bilhão de usuários, com a novidade, o WhatsApp permite que a empresa responda dúvidas e atenda reclamações de forma automatizada, a qualquer hora do dia.

Como o app de bate-papo muitas vezes mistura a vida pessoal e profissional, a atualização permite o envio de mensagens automáticas que auxilia o trabalho dos empreendedores com os contatos fora do expediente, por exemplo.

Além das mensagens, outra possibilidade do app para colaborar com o gerenciamento do negócio, é o acesso à métrica de uso do serviço, como o número de mensagens lidas ou respondidas. Ainda, a empresa poderá disponibilizar informações, como e-mail e endereço, em uma página de perfil.

Conversamos com Bruno Uehara, assessor de comunicação, e para ele, a novidade faz parte da série de atualizações do Facebook (detentor do WhatsApp e do Instagram). “O WhatsApp Business é uma alternativa que facilitará a comunicação da empresa com o cliente, ainda mais após o CEO Mark Zuckerberg afirmar que o Facebook priorizará posts de amigos no feed de notícias”, finaliza Uehara.

Inicialmente, a novidade será disponibilizada para usuários de seis países: Estados Unidos, Indonésia, Itália, México e Reino Unido.

Principais novidades:

– Perfil Comercial

É possível criar uma conta comercial com informações úteis como: nome do estabelecimento, horário de atendimento com número de telefone fixo, site oficial, ramo de atuação, descrição do negócio, endereço e telefone de contato.

– Respostas rápidas

A ferramenta também disponibiliza a opção de Respostas Rápidas, ou seja, é possível salvar as mensagens que enviar com frequência, e reutilizá-las para responder as perguntas mais comuns que sua empresa receber sem demora.

Envio de mensagens automatizadas

Para agilizar o atendimento, com o WhatsApp Business será possível criar mensagens automatizadas para responder o usuário instantaneamente. Seja uma mensagem de saudação ou mensagem de ausência informando o horário de expediente.

– Estatísticas de mensagens

Além disso, é possível acompanhar as métricas importantes de interações com os clientes, como o número de mensagens enviadas com sucesso, entregue e lido.

Gostou do artigo?