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Como melhorar os resultados na comunicação em 2020?

O Ano Novo já bate à porta e, dentro das corporações, as resoluções de 2020 também começam a tomar forma. Vendas, aquisições, investimentos: seja qual for o objetivo da empresa, a comunicação precisa estar bem estruturada e alinhada às tendências do mercado. Isso poderá garantir que essas metas saiam do papel e sejam bem-sucedidas.

Antes de tudo, é importante estudar os resultados do ano anterior e estabelecer um planejamento consistente para o próximo ano. É fundamental fazer uma análise do que deu certo e o que precisa ser melhorado. Além disso, é necessário verificar se as metas de 2019 ainda fazem sentido para o negócio.

Feito esse diagnóstico na comunicação, vale a pena observar com atenção os pontos abaixo:

Burocracia nos processos

Aprovação da direção interna, do gerente da filial, visto do representante na matriz, três orçamentos, parecer financeiro… Ao final desse processo, a ação já estará, no mínimo, atrasada (quando não ultrapassada). Sabemos que é importante respeitar o passo-a-passo de cada área, mas também não podemos ignorar o dinamismo da comunicação. Se possível, reveja os processos e diminua ao máximo esse vaivém de coisas.

Planejamento orçamentário

Um dos pontos que podem contribuir para a otimização de tempo e energia da equipe de comunicação é o planejamento de gastos para todo o ano. Com os valores já pré-estabelecidos, fica mais fácil propor ações viáveis para cada projeto. Principalmente quando se refere a produção de press kits e eventos.

Tendências

Busque se antecipar às práticas que serão tendência nos próximos meses. Leia, informe-se e peça ajuda a sua equipe. O importante é estar sempre em sintonia com o que existe de mais inovador em marketing, RP, publicidade e jornalismo. Se não puder se antecipar, garanta que, ao menos, poderá acompanhar as novidades. Só assim é possível impactar sua rede e alcançar os melhores resultados.

Oportunidades

Uma dica para aproveitar ao máximo as oportunidades de destacar a empresa em 2020 é mapear o calendário. Verifique as datas comemorativas mais significativas para seu negócio, os feriados e afins. Assim será possível planejar com antecedência ações específicas para cada momento. Além disso, atente-se às chances de pegar carona em assuntos que surgem inesperadamente. Um meme que bombou na internet, um desafio de influenciadores ou mesmo um assunto que estourou na imprensa.

Comunicação interna

Mesmo que o foco das empresas seja a comunicação externa, não se pode deixar de lado o público interno. Por mais simples que seja, invista em projetos para se comunicar com os colaboradores. Garanta que eles sejam os primeiros a saber dos objetivos de Ano Novo, das dificuldades a serem enfrentadas e das conquistas do ano passado. Se eles estiverem em sintonia com a direção, qualquer trabalho de comunicação externa será mais consistente.

Por Thamyris Barbosa

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