Como marcar presença nas Redes Sociais

Por Ana Carolina Lima

Para quem tem uma estratégia de comunicação integrada e que visa trabalhar todas as frentes possíveis de comunicação, ou seja, ter uma assessoria de imprensa, publicidade e comunicação interna, é fundamental ter presença nas redes socais.

Estar nas redes sociais é muito importante para visibilidade de pessoas públicas e/ou de uma organização, porém mais do que ter uma fan page no Facebook, um perfil no Instagram, Twitter ou Pinterest é importante utilizar de forma correta essas ferramentas. A internet pode ser um ótimo espaço para estreitar o relacionamento, entretanto, páginas desatualizadas, conteúdos não atrativos e informações desnecessárias podem prejudicar uma imagem.

Gerenciar as redes sociais é uma tarefa trabalhosa e requer muita dedicação. Atualizar múltiplas plataformas, publicar conteúdo original, desenvolver um planejamento que gere leads, engajamento e receita não é nada fácil.

Aqui temos sete dicas para auxiliar no gerenciamento das suas redes sociais:

  • Escolha suas plataformas: esteja nos locais certos! A internet é dividida em vários espaços e é necessário saber onde seu público está. O Instagram é a rede social mais popular no momento, mas as pessoas com quem você quer compartilhar suas informações utilizam a ferramenta?
  • Uma dica importante para iniciantes: tenha um perfil no Google+. O site de procura mais utilizado no mundo, Google, oferece uma prioridade na busca para empresas que utilizam a rede social deles, assim, quando as pessoas pesquisarem a sua marca no Google, as chances do seu nome aparecer logo nos primeiros resultados aumentam consideravelmente.
  • Dedique-se às redes sociais: o termo correto seria dizer, invista! Contrate uma agência para a criação de novos conteúdos e que vá além das datas comemorativas importantes para o seu público. Esta agência de comunicação (como nós aqui da Race!) deve criar publicações periódicas que tenham a ver com a sua marca e que sejam interessantes para seus seguidores e para os seus Stakeholders. Caso não consiga terceirizar o serviço, tente fazer você mesmo, mas ter alguém especializado para fazer, sobrará mais tempo para você cuidar do seu negócio. Lembre-se é um investimento no relacionamento externo da organização.
  • Gerenciamento: é fundamental saber o resultado das atividades nas redes sociais. Algumas ferramentas podem auxiliar nesta difícil tarefa como o Hootsuite, Sendible, Scup e Oktopost. Elas são capazes de monitorar páginas e grupos fornecendo um feedback sobre as publicações feitas.
  • Conteúdo visual: as publicações com mais visualizações são as que possuem imagens. Recentemente, o Twitter apresentou uma atualização que permite imagens maiores. Segundo estudo da Buffer, imagens podem aumentar a taxa de retuítes em 150%. O Instagram liberou, há alguns meses, a publicação de imagens sem cortes assim como o Pinterest, que desde a sua criação permite a postagem de figuras no tamanho original. Fique atento as tendências do mundo das redes sociais.
  • Geolocalização: se o seu negócio é um comércio ou uma empresa que depende de um endereço específico, pense em tudo que está ligado à geolocalização. Ou seja, a localização geográfica, contudo, virtual. Dessa forma, será necessário que o seu endereço esteja registrado em sites como o Google Maps, TripAdvisor, Yelp! ou aplicativos como Waze e ainda o mapa do iPhone (gerenciado pelo TomTom).
  • SAC 2.0: se você ainda não ouviu falar nisso, é importante saber que se você estará online, estará também ‘aberto’ ao contato com esses públicos com os quais irá interagir. Dessa forma, precisará de pessoas prontas para atender às demandas dessas pessoas, sejam positivas ou negativas. O SAC 2.0 é uma ferramenta essencial para quem está online e uma empresa terceirizada pode ser a solução para este trabalho também.

Em resumo, podem ser destacados esses pontos principais para o gerenciamento das redes sociais. Procure profissionais da comunicação e invista neste segmento. Ter profissionais especializados neste serviço é uma necessidade e sua empresa estará bem posicionada no mundo virtual e consequentemente terá mais vendas para o seu negócio.

Se sua empresa precisa investir nas redes sociais, clique aqui e entre em contato com a Race Comunicação e peça um orçamento para esse e outros serviços oferecidos.

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?