Como identificar problemas de comunicação corporativa?

Por Carlos Massarico

Melhorar o processo de comunicação de uma empresa tem sido uma das mais relevantes demandas de instituições e companhias nos últimos anos, sejam elas de pequeno, médio ou grande portes. Novas metodologias para incrementar a eficiência financeira destacam a importância de uma boa comunicação, tanto com o público interno quanto externo. E ao contrário do que era visto como prática comum, hoje simplesmente adquirir um “pacotão fechado” com uma agência de comunicação, sem de fato identificar os problemas e ruídos da comunicação, pode gerar resultados abaixo do que foi inicialmente esperado.

É altamente recomendável entender claramente o que a empresa realmente precisa quando fala em comunicação. Para isso, é possível realizar, por meio de pesquisas, estudos, avaliações in loco e entrevistas, a consultoria ou diagnóstico de comunicação, trabalho este que vai a fundo de fato nas reais necessidades de uma empresa e na identificação do atual cenário – o que aumenta as chances de os investimentos nessa área serem muito mais eficazes.

Hoje, o trabalho de consultoria ou diagnóstico de comunicação é essencial para a definição de melhores estratégias de comunicação de uma empresa ou negócio. Seu objetivo consiste em determinar quais são as demandas e as soluções mais adequadas para cada tipo de ação que se pretende realizar. Com isso, é possível compreender o atual estágio de maturidade da comunicação de uma empresa e, desta forma, apresentar quais são as ações necessárias para aumentar a eficiência deste importante setor da empresa.

Resumindo, é uma forma de entender o que está correto e o que precisa mudar para tornar a comunicação de uma empresa muito mais assertiva e bem sucedida. Como resultados deste trabalho, é possível direcionar os esforços de equipes e profissionais para áreas mais carentes ou necessidades mais urgentes, impulsionar o sucesso de campanhas e ações de divulgação e revitalizar marcas e metodologias de comunicação dentro de empresas.

A Race tem larga experiência na elaboração de diagnósticos de comunicação para empresas. Clique aqui para conhecer nossa gama de serviços e entre em contato conosco para tirar dúvidas e saber se este serviço é interessante para seu negócio.

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?