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Como fazer o mapeamento de stakeholders?

Por Maira Manesco

Os stakeholders são grupos de interesse de uma organização, que interferem direta ou indiretamente em seu andamento. Por isso, manter um bom relacionamento, mapeá-los e gerenciá-los é um processo crucial para que as partes interessadas estejam envolvidas em todas as ações para o sucesso da companhia.

Os públicos-alvo, como também são conhecidos os stakeholders, podem ser considerados internos ou externos. Os internos são compostos especialmente por funcionários, enquanto os externos podem ser sobretudo clientes, consumidores, concorrentes, fornecedores e órgãos reguladores.

Para iniciar o processo de mapeamento dos stakeholders é preciso levantar quais são as pessoas e entidades que impactam a companhia, e depois classificá-las como: grau de dependência, grau de participação e grau de interferência. Como explicamos aqui.

Em seguida, faça um gráfico onde serão representados os públicos. Do lado esquerdo coloque a influência e na parte de baixo a importância. E distribua os stakeholders neste mapa. Feito isso, separe seus públicos em três camadas horizontais, pois você irá trabalhar com eles de acordo com a sua representatividade.

Com os stakeholders da camada superior, mantenha contato constante. Deixe-os envolvidos em praticamente todas as ações da organização. Os da camada do centro não precisam de tanta atenção, mas também devem ser informados sobre ações relevantes, pois podem ser influentes o bastante para ajudar no que for preciso. Por fim, com os da terceira camada, a comunicação pode ser mais genérica apenas com o intuito de informar.

Seguindo estas etapas, o mapeamento de públicos-alvo estará completo. No entanto, é importante mantê-lo atualizado, pois um stakeholder da camada inferior pode brevemente merecer mais atenção.

 

* Maira Manesco é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

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