Como conquistar a atenção de um jornalista?

Por Ana Carolina Lima

O grande desafio das assessorias de imprensa é chamar a atenção dos jornalistas e conseguir divulgar um serviço, produto ou empresa. O grande questionamento é: como? Uma imagem fantástica? Um textão dramático? Citações épicas?

Depois de conversar com alguns jornalistas, a resposta é simples: seja objetivo! Em uma redação as pessoas não estão esperando seu material chegar, ao contrário, são centenas de textos chegando todo dia. Seja criativo logo no título, mas seja direto e seu e-mail com release poderá ser aberto.

Como assim só aberto? Então, caprichou no título, mas tem problemas com o lead, provavelmente o jornalista não passará do primeiro parágrafo. A explicação é simples: tempo. A rotina da redação é extremamente agitada. Textos longos e mal estruturados perdem espaço facilmente para um texto curto, bem escrito, com um conteúdo de qualidade e objetivo.

Posso usar aquela foto incrível? Se for um release no Facebook, não só pode como deve. A imagem deve complementar o texto. Uma figura aleatória perde o sentido, e acaba não fazendo muita diferença para o jornalista quando acompanhada de um título ruim. Na verdade, grandes chances de não ser vista.

Em resumo, para o seu texto obter sucesso, é simples. Tenha um título interessante, e saiba organizar seu conteúdo com um lead bem estruturado; nada de escrever textão, seja direto e claro; e, para finalizar, anexe aquela imagem que complemente tudo que você escreveu. Pronto, só esperar a divulgação do seu material.

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?