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3 dicas para aumentar o engajamento do seu email marketing

Como aumentar o engajamento do email marketing

Você sabe bem qual a importância do email marketing na sua estratégia de conteúdo digital. Essencial na distribuição dos conteúdos, qualificação e nutrição de Leads, muitas vezes é a partir de um bom trabalho nesse formato que você vai influenciar a decisão de compra do seu cliente. Mas se suas as taxas de abertura e de cliques estão caindo, talvez seu conteúdo seja pouco relevante, pouco personalizado e a frequência esteja inadequada. Isso gera um fenômeno que chamamos de fadiga de marca. Aqui vão 3 dicas para te ajudar a evitar isso e aumentar o engajamento dos email marketing.

Estudar o comportamento do usuário e apostar em conteúdos relevantes podem ajudar a alavancar suas métricas de engajamento

  1. Acerte nos assuntos e abordagens

Pense nas intenções do seu Lead. Você conseguiu o email dele por algum motivo, certo? Quais dados ele te ofereceu? O que ele busca se inscrevendo na sua lista? Será que enviar um email apresentando suas novas contratações faz alguma diferença para ele? Um dos erros mais comuns nesse formato é disparar emails com informações institucionais, conquistas da empresa e outras coisas absolutamente irrelevantes para o cliente. É nesse ponto que você começa a se tornar um inconveniente na caixa de entrada dele. Sua marca está ali, sempre aparecendo, mas nunca com relevância. Adivinha o que vai acontecer? Sim, seus emails vão direto para a lixeira, ou seu Lead vai cancelar a inscrição. Ou seja, ninguém está prestando atenção no que você diz. Isso se chama fadiga de marca.

Para evitar que isso aconteça, um bom começo é entender o que esse Lead espera a partir das informações que ele já te ofereceu. Se você tem um e-commerce de vinho e ele se inscreveu na sua lista para saber mais sobre vinhos de entrada, certamente é um bom começo você usar esse dado para segmentar um belo artigo sobre vinhos de entrada para ele. Sua chance de ser notado aumenta e o caminho para mais engajamento é muito mais fácil.

  1. Acerte na frequência

Mesmo mapeando os interesses e informações do seu Lead, será que é mesmo necessário mandar conteúdos todo dia para ele? E mais: você tem tanto assunto assim para destrinchar? Pense no seu próprio email: o que acontece quando você acessa sua caixa de entrada e lá estão vários email marketings de uma mesma empresa? Isso mesmo: lixeira neles! Mesmo que os assuntos mais relevantes para você estejam ali, aquilo tudo virou paisagem. É algo que também se enquadra na tal fadiga de marca.

Dar opções para seu Lead selecionar os assuntos mais relevantes para ele, a periodicidade mais interessante e os dias que prefere receber seus conteúdos são formas de melhorar seu engajamento. A personalização é uma das principais ferramentas para construir um bom relacionamento com seu Lead.

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  1. Note para ser notado

Como tudo no Marketing Digital, os testes devem estar presentes na sua estratégia de email marketing. Experimentar segmentações, horários, novos assuntos, novas abordagens e outras formas de se aproximar do seu Lead são coisas que te fornecerão dados fundamentais para otimizar seu conteúdo e sua frequência para evitar passar batido. Note os comportamentos dos seus Leads, os feedbacks que eles te dão, e a partir disso desenhe uma experiência que seja feita para ele. Isso certamente aumentará seu engajamento e evitará que você passe batido.

Conclusão

Personalização e aprendizado são os caminhos para evitar que o destino do seu conteúdo seja a lixeira e aumentar o engajamento do email marketing. Observar interesses para oferecer as informações que o usuário considera úteis, respeitar a frequência com que ele deseja receber novos conteúdos e testar caminhos para definir uma experiência mais adequada para cada Lead são boas práticas que evitarão que seus e-mail marketings sejam ignorados e alavancarão seu engajamento.

Por Felipe Vaitsman

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