Como a assessoria de imprensa pode ajudar o branding da sua empresa?

Por Amanda Lima

Realizar uma boa gestão de marca significa executar um plano estratégico capaz de fazer com que o consumidor, no momento da compra, escolha o seu produto em detrimento de outro. É nisso que reside o conceito de branding, que em outras palavras consiste em “persuadir os de fora a comprar e os de dentro a acreditar”. A definição, emprestada de Wally Olins, um profissional britânico especializado em branding, nos ajuda a entender esse tipo de estratégia. Mas o que a assessoria de imprensa tem a ver com isso?

A missão primordial do assessor de imprensa é cuidar de como a sua marca é vista pelo mercado. O diferencial aqui é contar com profissionais capazes de determinar muito bem as necessidades do cliente e traduzi-las em um plano de comunicação eficaz. Relacionamento com a imprensa, elaboração de press releases, participação em entrevistas e coletivas, assistência em eventos, monitoramento de crises e divulgação de ações sociais são alguns exemplos de ações que permeiam a assessoria de imprensa.

Os resultados desse trabalho têm um impacto imprescindível para o branding de qualquer marca: o relacionamento com os stakeholders, ou seja, pessoas diretamente interessadas pelo seu negócio. É claro que esse contato também é feito em outras frentes de trabalho, como em ligações de prospecção ou campanhas publicitárias, por exemplo. Essas ações também são importantes na gestão de uma marca, mas o diferencial da assessoria de imprensa é como esse potencial cliente será impactado.

Uma reportagem em um veículo de abrangência nacional que traga uma abordagem positiva sobre o seu negócio terá um impacto muito diferente de uma ligação de prospecção. Nesse panorama, está em jogo a credibilidade que os stakeholders, que são também consumidores de notícias, dão ao veículo e ao jornalista que escolheu a sua empresa como porta-voz para determinado assunto. A assessoria é uma maneira de impactar de forma positiva e disseminada o público externo e, como consequência, atinge também os próprios colaboradores da empresa.

Quanto melhor for o branding da sua empresa, mais valor e credibilidade as pessoas darão ao seu produto. De nada vale um negócio com personalidade, qualidade, peças gráficas incríveis e discursos adequados se nada disso atinge potenciais consumidores. Para isso, conte com uma boa equipe de assessoria de imprensa.

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