Cinco projetos customizados de comunicação

 

Por Bruno Uehara

Estratégias de comunicação demandam análise criteriosa e alinhada às necessidades de cada empresa. Por isso, é importante avaliar quais são as melhores formas de se impactar o público de interesse, seja ele interno ou externo. As agências de comunicação podem direcionar e gerenciar o tipo de divulgação mais adequado para cada caso. Veja abaixo cinco projetos customizados de comunicação:

 

  • Press kit

O press kit é uma forma diferenciada para impactar jornalistas e influenciadores digitais com brindes customizados, incluindo amostras de produtos e folders informativos. O material pode reforçar uma ação de lançamento e facilita o relacionamento com profissionais da área de interesse. Esta ação deve contar com análise criteriosa de mailing, sendo uma oportunidade de divulgação nas redes sociais, como Instagram, YouTube e Snapchat.

 

O media training é uma forma de preparar um porta-voz para entrevistas com a imprensa, especialmente em rádio e TV, que costumam gerar mais nervosismos. O treinamento simula uma situação real e avalia questões como comportamento e postura. O projeto pode incluir profissionais de apoio como fonoaudiólogos e analisa pontos que devem ser aprimorados.

 

  • Coletiva de imprensa

Realizadas em anúncios de grande interesse, as coletivas de imprensa são voltadas a jornalistas de todas as mídias, desde veículos online até TV. Podem ser convocadas para comunicados em caráter de urgência ou que necessitam de múltiplos porta-vozes. Devido à quantidade limitada de profissionais nas redações – e conseqüente dificuldade para convidá-los a eventos externos –, essa tem se tornado uma opção cada vez mais restrita, pois demanda investimento em equipamentos, locação de espaço, serviço de buffet etc.

 

  • Newsletter

O newsletter é uma ferramenta eficiente que oferece as principais notícias de uma empresa a seus funcionários e públicos de interesse. O boletim informativo é enviado por e-mail e seu layout e periodicidade podem ser adaptados às necessidades do cliente. Pode oferecer novidades do departamento de recursos humanos, reportagens na mídia, além de curiosidades e convites para eventos especiais.

 

Utilizada por muitas empresas, geralmente de grande porte, a TV corporativa oferece notícias de forma dinâmica e atraente. Funciona como um painel informativo que pode ser instalado em regiões de grande fluxo de pessoas, como recepção e elevadores. Assim como a newsletter, é um canal que pode destacar informações de interesse dos colaboradores, podendo incluir também notícias em geral e previsão do tempo.

 

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?