Automação no Instagram: todo cuidado é pouco

automação no instagram

Nos últimos tempos os usuários perderam a automação de diversas funcionalidades do Instagram. Saiba mais sobre isso nesse post!

Por Bárbara Christan

Estamos vivendo o boom do Instagram, rede social que começou com fotos, se expandiu para carrossel de imagens, transmissões ao vivo, vídeos curtos… O aplicativo vem ganhando força nos últimos anos, aumentando sua base e chegando a outras faixas etárias que não conheciam a plataforma – agora pais, tios e avós estão migrando para a rede.

De repente, todos exercem o papel de fotógrafos, buscando o melhor clique, e de influenciadores, compartilhando hábitos de consumo, livros que gostaram, filmes que assistiram e outras preferências. Nesse canal, cada pessoa é um criador de conteúdo único, divulgando também opiniões sobre assuntos políticos e governamentais com curtidas e novos perfis a seguir.

Com isso, a comunicação e o marketing digital pegam carona nesse crescimento e desenvolvem formas de obter e mensurar resultados para as empresas. E é aí que entram as ferramentas de automação, ajudando influenciadores e vendedores a trilharem seu caminho na rede com mais comodidade e segurança.

O que são ferramentas de automação no Instagram?

Atualmente existem diversas ferramentas que automatizam práticas que as pessoas fazem organicamente em suas redes, como seguir perfis e hashtags, curtir e comentar em publicações, programar Stories e enviar mensagens por direct.

Com esse fluxo automatizado, o crescimento de perfis é acelerado, e a ferramenta executa todas essas ações que, de outra forma, teriam de ser feitas manualmente, levando a um grande gasto de tempo. Com o aumento da base de seguidores, as demais métricas sobem consequentemente. Mas é necessário cautela nesse processo automático, ou o perfil pode estar em risco.

O fim da automação decretado pelo Facebook

Em 2016, o Facebook anunciou a depreciação da API do Instagram. A API – Interface de Programação de Aplicações – é um conjunto de recursos que permite a integração entre sistemas e aplicativos; elas padronizam e facilitam o processo de integração de dados. Ela permite o desenvolvimento de aplicativos que usem a estrutura do Instagram e forneça maneiras melhores de uso da plataforma.

Com isso, deixam de existir diversos recursos, como: seguir e parar de seguir, comentar automaticamente, likes e deslikes automáticos, seguir a lista de quem segue uma pessoa específica, entre outros. É bastante coisa!

Isso não veio de uma hora para outra: essa mudança já está ativa há três anos. As ferramentas de automação continuam funcionando normalmente, entretanto, são consideradas irregulares, segundo a política do Instagram. E, por isso, várias contas vêm sendo descobertas e derrubadas pela própria rede desde então.

E agora, como fica o Instagram?

Mesmo com várias contas sendo deletadas, algumas pessoas e até marcas continuam utilizando os recursos automatizados – seja por acreditar que não serão “pegos” pela rede ou até por falta de conhecimento. Mas para quem deseja construir um trabalho sólido nas redes sociais, é preciso um planejamento cuidadoso e detalhado.

Existem algumas boas práticas quando falamos em redes sociais, e elas continuam em vigor com ou sem automação. São elas:

  • Conheça seu público: quem te segue, interage com o seu perfil e fica de olho no que você posta.
  • Entenda suas dores e necessidades: o que essas pessoas buscam?
  • Crie conteúdos relevantes com um estilo próprio: a concorrência é gigante e é preciso se destacar de outros criadores.
  • E busque uma identidade visual de acordo com seu posicionamento e objetivos: se apresente de forma coesa e clara para seu público.

Na hora de planejar e botar tudo em prática, contar com o serviço de uma agência de comunicação especializada é fundamental para chegar nos números desejados.

A Race Comunicação conta com um time de especialistas que pode ajudar a sua empresa com as redes sociais. Entre em contato conosco e saiba mais!