As diferentes pautas que um mesmo cliente pode ter

Por Marianne Mitsui

A pauta é a ferramenta utilizada pelos jornalistas para listar os diferentes assuntos a serem publicados em um veículo de comunicação. Trata-se do pontapé inicial para o desenvolvimento de uma matéria.

Na rotina das redações, são realizadas reuniões de pauta, e a frequência depende do tipo de veículo. Assim, em veículos diários (jornais, por exemplo) as reuniões também são diárias, e o mesmo raciocínio é aplicado para veículos semanais e mensais. Já na internet, como o fluxo de informações é constante, as reuniões de pauta podem ocorrer mais de uma vez num dia.

Em uma assessoria de imprensa, a dinâmica das reuniões de pauta segue a lógica das redações. Porém, é a partir do setor em que o cliente trabalha que serão listados os assuntos para o material de divulgação. Portanto, é com base na área do cliente que as pautas são formuladas e as editorias identificadas.

São inúmeras as possibilidades de pautas que podem ser elaboradas a partir de um único cliente. Seja uma indústria alimentícia, uma empresa de engenharia ou uma exposição de design, por exemplo, é possível ter pautas de negócios, marketing ou do mercado particular que a área engloba. Se o objetivo é emplacar pautas online, ainda é possível criar galerias de fotos-legenda, muito comuns em portais da internet.

Outro modelo de pauta utilizado tanto em portais quanto em jornais e revistas é aquele acompanhado de um infográfico, muitas vezes elaborado pelo cliente da agência de comunicação. Seja como for, o assessor deve ter habilidade para extrair diferentes temas que sirvam para os interesses de todos os veículos.

* Marianne Mitsui é assessora de imprensa na Race Comunicação

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