Análise de dados: o que é e quais são seus objetivos?

Análise de dados

Por Felipe Biani

A análise de dados, hoje em dia, é um dos principais fatores que ajudam a avaliar os serviços ou produtos oferecidos por uma empresa. É através dela que uma empresa consegue mensurar a eficácia das suas ações, como de uma campanha publicitária, por exemplo.

O processo é simples e se baseia basicamente na análise e interpretação de dados. Para isso, é necessária a inspeção e limpeza dos dados brutos, com o objetivo de extrair dados estratégicos, prontos para serem transformados em informações e insights através de análises detalhadas sobre determinado tema. Contudo, é necessário ter cautela e atenção ao analisar os dados para não cair numa falsa interpretação, como veremos a seguir.

Quem vai analisar e como será feito o processo?

Ainda sobre a construção da análise de dados, além de ser necessário um profissional especializado, também é ideal ter uma ferramenta de suporte boa. É com ela que conseguimos ter acessos a bases de dados robustas ou a outros insights interessantes que podem complementar a sua análise.

Também é de extrema importância nos atentarmos a dois principais fatores que ajudam a definir o direcionamento de uma análise de dados: os objetivos e as métricas. Os objetivos são os principais direcionadores, eles são os motivos por trás da construção de uma análise. Já as métricas são as principais réguas de medidas de desempenho.

É através das métricas que saberemos se os nossos objetivos estão perto ou longe de serem alcançados. Elas nos ajudam a visualizar e a detectar eventuais pontos fortes e pontos fracos do projeto, além de nos indicar se a estratégia por trás do projeto está dando certo ou não.

Agora que já explicamos o processo por trás de uma análise, vamos falar um pouco sobre os objetivos por trás de uma análise de dados. Iremos detalhar aqui alguns dos principais motivos que levam as empresas a investirem em análises de dados:

Análise de dados preventiva

São análises voltadas à previsão de comportamentos. Através do estudo de comportamentos passados das pessoas nas redes sociais, conseguimos prever quais serão os possíveis comportamentos dessas pessoas acerca de algo no futuro.

Por exemplo: notamos que os curtidores de uma página do Facebook, comentam mais quando as postagens possuem imagens de cachorrinhos brincando, logo, se postarmos uma nova imagem de cachorrinhos brincando, podemos esperar que o engajamento dessa postagem seja maior em relação às anteriores.

Análises in real time

Análises em tempo real são, como o próprio nome diz, análises que acontecem ao mesmo tempo que determinado evento. Elas podem ser utilizadas para mensurar o lançamento de um novo produto, ou serem usadas para acompanhar as repercussões de uma eventual crise que uma empresa venha a passar. É através delas que conseguimos observar os principais pontos de atenção de uma crise, por exemplo, e tomar medidas rápidas para combatê-la.

Análise dos resultados

Essa é a mais comum das análises. É a análise que serve para mensurarmos os pontos fortes e os pontos fracos de uma campanha. É através dela que iremos estudar o número de cliques por trás de uma postagem, o número de comentários por trás de um vídeo, o número de compartilhamentos de uma imagem, e assim por diante, podendo ter infinitas possibilidades de estudo.

Mas é importante ficar atento, pois nem sempre os números podem refletir a realidade. Às vezes temos um alto número de engajamento em uma postagem e ele pode ter sido causado por um motivo totalmente diferente do esperado. Então, é sempre bom ter um profissional experiente e competente por trás da sua análise, auxiliando uma visão quantitativa com uma interpretação qualitativa

Em conclusão

As análises de dados possuem um vasto território de atuação e podem ser aplicadas em diversas áreas. Podemos utilizar uma análise de dados para acompanhar o lançamento de produtos e serviços, para mensurarmos campanhas publicitárias e campanhas políticas, para diagnosticarmos a presença de uma marca nas mídias sociais, entre vários outros motivos. Apenas lembre-se de sempre procurar profissionais especializados e de seguir as dicas e informações presentes neste texto.

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