Agência de comunicação: o que é e quais diferenças

agencia de comunicação

Por Rogério Artoni

Agência de comunicação, agência de publicidade, agência de marketing, agência de assessoria de imprensa, agência de digital…. existem muitos tipos de agências e a grande maioria delas são especializadas em alguns serviços e menos especializadas em outros. Uma agência de comunicação é aquela que consegue trabalhar de forma integrada em todas as frentes: marketing, redes sociais ou digital, assessoria de imprensa, influenciadores, comunicação interna e até publicidade.

Elaborar estratégias que integrem essas formas de comunicar para públicos distintos, por meio de plataformas tão variadas, de maneiras completamente diferentes como essas é o ponto mais complexo e, sem dúvidas, o que faz uma agência de comunicação ser tão fundamental no apoio às empresas para o desenvolvimento de estratégias comunicacionais integradas. Mas com certeza você deve estar se perguntando, mas o que é cada uma dessas agências, o que fazem…?



Agência de comunicação

Agência integrada que atua de forma holística em todas as frentes de comunicação, desde assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, conteúdo proprietário, estratégias de marketing, estratégias de publicidade, influenciadores, eventos, tudo integrado, desde a estratégia até a operação. Esse tipo de agência (como a Race Comunicação) atua na construção e manutenção da reputação, geração de awaneress, geração de lead, criação de employer brand e gestão de crises, tudo de forma integrada e coordenada.

Agência de marketing

Atua mais focado nas estratégias de marketing e também na integração das ações de publicidade para os diversos públicos, atua também com eventos, influenciadores e muitas delas com a área de digital, mas a grande maioria delas focadas em geração de lead.

Agência de digital

Normalmente são agências que atuam na gestão das redes sociais, SAC 2.0, estratégias de digital, produção de conteúdo para sites e blogs, compra de mídia, influenciadores e algumas delas também atuam com assessoria de imprensa. O foco principal desse tipo de agência é geração de leads.

Agência de assessoria de imprensa

São agências focadas no relacionamento com a imprensa e influenciadores, atuam para buscar incluir o cliente na mídia ou nos canais digitais, dessa forma gerando awareness e algumas vezes também ajudando a gerar leads.

Agência de publicidade

São agências que trabalhampara gerar impacto no público-alvo e responsáveis pelo planejamento, criação, produção, veiculação de campanhas publicitárias, com um foco mais em geração de leads.



INTEGRAÇÃO

Outra pergunta que você pode se fazer é: como integrar tudo isso num plano de comunicação? Aqui na Race nós utilizamos a metologia PESO, que se baseia nos quatro tipos de mídia e suas intersecções: PAID, EARNED, SHARED e OWNED, mídias paga, ganha, compartilhada e própria. Assim, conseguimos trabalhar de forma integrada toda e qualquer ação dos nossos clientes e obter o resultado esperado, sempre alinhado com o planejamento estratégico do cliente.

Race_Comunicação_PESO

Método PESO de comunicação integrada, utilizado pela Race

 

Essa metologia, desenvolvida há alguns anos, ainda pouco utilizada aqui no Brasil, tem sido recomendada por diversos profissionais da academia e do mercado internacional como a mais indicada para conseguir obter um resultado comunicacional completo, eficaz e integrado. Ela também ajuda a melhorar as métricas de comunicação, que não podem se basear apenas em potenciais impactos, centímetro por coluna, CPC, CPM etc. É fundamental integrar para poder medir também de forma integrada. Atuando com várias agências distintas e cada uma com sua estratégia, será muito mais complicado fazer uma mensuração que mostre que está no caminho certo dos seus objetivos e metas.

Comunicar para vários públicos, sejam eles internos ou externos, seja por meio das plataformas digitais, seja pelo relacionamento com a imprensa é, com toda a certeza, o grande diferencial de uma agência de comunicação integrada.

 

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