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A sua comunicação é operacional ou estratégica?

Por Alan Mariasch

Dizer que a nossa sociedade mudou nos últimos 50 anos não é novidade. Todos estão cientes das transformações políticas, econômicas e sociais das décadas recentes: Guerra Fria, dissolução da União Soviética, ditadura e redemocratização no Brasil, avanços da medicina e da tecnologia, disseminação da internet, globalização, etc. Mas e a comunicação da sua organização? Ela também evoluiu junto com o mundo ou ficou parada no tempo?

Nos anos 50 e 60, a comunicação das empresas era quase que exclusivamente operacional e elas não se preocupavam tanto com o ambiente externo. O foco era no produto e na linha de produção. Mas essa mentalidade foi mudando aos poucos, especialmente pelo fato de que os consumidores cada vez mais começaram a buscar pelos seus direitos. Isso fez com que as empresas passassem a se preocupar mais com sua imagem e reputação.

Nesse novo cenário, que começou a se delinear entre as décadas de 70 e 80, as empresas começaram a perceber a importância de se relacionar de forma positiva e transparente com seus diversos stakeholders (imprensa, governo, fornecedores, etc) e não apenas com clientes e colaboradores. Dessa forma, a comunicação foi aos poucos deixando de ser uma mera ferramenta operacional e transformando-se numa área estratégica das organizações, especialmente em mercados cada vez mais competitivos, complexos e instáveis como os atuais.

Portanto, podemos dizer que ações isoladas de comunicação, que não tenham métricas mensuráveis, nenhuma relação com os objetivos organizacionais e sigam o padrão das décadas passadas, estão com os dias contados. Se uma organização realmente deseja se destacar no mercado, ela deve enxergar no seu departamento de comunicação um dos seus maiores aliados. E por sua vez, cabe ao gestor da área ter uma visão multidisciplinar, aliando seus conhecimentos específicos com noções de Administração, Antropologia, Economia, Sociologia e até Psicologia. Esse é um dos caminhos para transformar a sua comunicação em estratégica e alinhada com as demandas do mundo contemporâneo.

* Alan Mariasch é assessor de imprensa na Race Comunicação

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