A importância da assessoria de imprensa para micro e pequenas empresas

A importância da assessoria de imprensa para micro e pequenas empresas

Por Stephanie Gomes

A maioria das empresas de grande porte possui assessoria de imprensa e é fácil entender por que ela é tão necessária para o desenvolvimento de um grande negócio. É comum vermos notícias veiculadas na mídia em que uma empresa precisa responder a alguma acusação ou esclarecer um caso que envolva o seu nome ou seus funcionários.

Mas o trabalho do assessor de imprensa não se resume a gerenciar crises e ajudar seu cliente a manter a credibilidade diante da imprensa. Dentre as suas tarefas está também a responsabilidade de criar um vínculo com os jornalistas e apresentar o cliente como uma possível boa fonte para as matérias que escrevem. E é por isso que ter uma assessoria de imprensa é vantajoso, também, para empresas menores.

É raro ser divulgado na mídia um escândalo envolvendo uma companhia de pequeno porte, mas ter o nome do seu produto, serviço ou instituição em uma matéria jornalística possui grande valor e confere boa visibilidade à marca. Dependendo do caso, consegue um efeito muito maior do que um anúncio publicitário poderia proporcionar. A matéria escrita por um jornalista passa muito mais credibilidade para o leitor do que um anúncio, já que, no caso da propaganda, trata-se da empresa falando de si mesma.

Além disso, a assessoria de imprensa é uma estratégia de comunicação muito mais acessível que a publicidade. Empresas menores geralmente possuem menos verba para investir e, nesses casos, a assessoria pode trazer bons resultados e acelerar o crescimento do negócio, cobrando um valor muitas vezes menor que a publicidade. Então, quem acha que é necessário um grande investimento para ver o nome da sua marca em jornais, revistas e grandes portais da internet, ainda não conhece o trabalho de uma assessoria.

Dependendo do objetivo do cliente, a agência consegue traçar uma estratégia e, assim, pensar e planejar quais veículos pretende atingir. Para uma empresa de saúde, por exemplo, a prioridade geralmente é sair em mídias especializadas no seu segmento, mas a assessoria de imprensa também pode incluir no planejamento pautas direcionadas a veículos voltados para o meio corporativo e assim fazer o nome da empresa ficar conhecido entre interessados em ampliar o negócio ou abrir novas franquias. “Procurei o trabalho de assessoria da Race Comunicação para que a empresa tivesse uma maior visibilidade na imprensa, atingisse o publico de outras regiões e estados e também para participar de pautas diferenciadas, assuntos mais abrangentes sobre o negócio”, conta Rachel Cuocolo, dona da Officina do Brigadeiro, empresa que produz lembranças personalizadas. “A visibilidade aumentou muito em todos os estados, e consequentemente o volume de vendas”, completa.

Os micro e pequenos empreendedores ocupam uma grande parcela da economia e seus produtos e serviços também enfrentam concorrência e competitividade no mercado. A comunicação em geral tem o poder de mostrar, destacar, ampliar e auxiliar na consolidação e desenvolvimento de uma marca, por isso, aquilo que a pequena empresa oferece necessita ser divulgado tanto quanto o que é oferecido pelas grandes instituições.

Para o mercado competitivo que os empresários enfrentam não basta criar o melhor produto ou oferecer o melhor serviço. Apresentar-se ao mercado, tornar sua marca conhecida e conquistar novos clientes são ações necessárias e também os principais motivos que levam um pequeno empresário a procurar uma assessoria de imprensa. Luiz Miyajima, quiropraxista e diretor da clínica QuiroVida, acredita que essa é uma das formas mais eficientes de divulgar e conseguir reconhecimento para a marca. “O trabalho da assessoria tem trazido pouco a pouco o reconhecimento da marca QuiroVida, assim como uma demanda muito boa de pacientes. Além disso, também ajuda na divulgação da quiropraxia, profissão ainda nova no Brasil”, relata Luiz.

Stephanie Gomes é assessora de imprensa da Race Comunicação

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