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A história da Comunicação Corporativa no Brasil

Por Thaís Muniz

A Comunicação Corporativa é o termo que se refere tanto a comunicação que é realizada dentro da empresa, quanto externamente, entre público, parceiros e diferentes instituições. E é um aspecto essencial da comunicação que precisa ser colocado em prática em toda organização para aperfeiçoar a eficiência do trabalho corporativo. Mas antes de entender o que significa Comunicação Corporativa, é necessário conhecer como ela surgiu no Brasil.

Inicialmente, a Comunicação Corporativa surgiu nos Estados Unidos em 1906, quando o jornalista Ivy Lee decidiu recuperar a credibilidade perdida pelo poderoso John Rockfeller (que na época era o empresário mais odiado do país). O trabalho de Lee para seu cliente fez tanto sucesso junto à imprensa e a opinião pública, que Rockfeller passou de ‘’patrão sanguinário’’ a ‘’benfeitor da humanidade’’.

Consequentemente, as atividades da Comunicação Corporativa vieram para o Brasil nos anos de 1950, atraídas pelas vantagens oferecidas pelo governo do presidente Juscelino Kubitscheck. Mas foi por volta dos anos de 1960, quando Antônio de Salvo (um dos profissionais de comunicação mais conhecido do Brasil) começou a visitar as redações de jornais de São Paulo. Ele fazia o trabalho de convencer os editores a publicarem notícias a respeito das atividades e produtos da empresa onde trabalhava.

Desde então, a atividade da Comunicação Corporativa foi ganhando força no país. E foi assim que surgiram as entrevistas coletivas e os tradicionais almoços de fim de ano, quando as empresas reúnem repórteres, pauteiros, editores e diretores de redação para anunciar os resultados do ano que termina, os planos para o ano novo e, de quebra, os brindes distribuídos para cada um.

A Comunicação Corporativa é até hoje uma ferramenta essencial como valor estratégico. Os principais objetivos atribuídos a ela são motivar, convencer e informar os públicos internos e externos à organização. Portanto, segue ocupando-se da análise do ambiente em que a empresa se insere, identificando e conhecendo as especificidades dos diversos públicos com os quais se relaciona.

* Thaís Muniz é Assessora de imprensa na Race Comunicação.

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