5 dicas para iniciantes em estratégias de SEO

5 dicas para começar a usar estratégias de SEO

Se sua empresa ainda está engatinhando nas estratégias de digital e pretende se destacar nos conteúdos online, o segredo é desenvolver boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e buscar manter o site nas primeiras opções de resultados exibidos pela ferramenta. Mas, se ainda não conhece todos os segredos e acha a otimização de busca algo muito complexo, confira abaixo 5 dicas para iniciantes em estratégias de SEO e alavanque seu site!

Ser relevante dentre as muitas opções que aparecem na busca do Google e outros sites de pesquisa (Bing, Yahoo etc.) é uma tarefa essencial e bastante complexa para estratégias de marketing digital, afinal, quem não é visto, não é lembrado. O posicionamento dos resultados de uma pesquisa nas ferramentas de busca pode ser considerado quase como uma competição, pois os sites disputam entre si o “topo” da lista, como se fosse um pódio. Para tanto, é necessário conseguir rankings cada vez melhores nos sites de pesquisa entre outros muitos sites que podem falar do mesmo assunto que o seu.

  • Palavras-chave

As palavras-chave são o “GPS” para que o site seja localizado. É imprescindível que elas direcionem o público-alvo ao site, e que os usuários fiquem satisfeitos com o conteúdo que encontram. Esse deve ser o primeiro passo de uma estratégia de SEO.

É importante pesquisar quais são as palavras-chave mais utilizadas em buscas sobre o nicho do seu negócio. Isso significa que os termos devem atrair o público-alvo correto para o tipo de conteúdo disponibilizado.

Outro ponto importante é que as palavras-chave apareçam frequentemente no site ou páginas referentes ao assunto, ou seja, deve haver uma otimização entre o conteúdo do site e a ferramenta de busca. Para isto, é necessário criar uma densidade das palavras-chave, ou seja, elas devem ser inseridas em títulos, textos e URL como formas de vincular o conteúdo à busca.

Não é necessário que o termo seja exato (por exemplo, se o seu termo é “dicas para SEO”, pode ser alterado para “dicas de SEO”) e podem ser utilizados sinônimos. Aliás, é positivo criar variações da palavra-chave.

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Parece uma dica banal, mas vale sempre ressaltar que conteúdo de qualidade ganha mais visibilidade. E qualidade significa ser original, escrever bem e falar com propriedade. Copiar conteúdo, além de não ser ético, é passível de punição dos sites de busca.

Além disto, o conteúdo deve ser envolvente e precisa ter como foco as palavras-chave. Perder o “fio da meada” durante sua construção gera perda de interesse ao leitor.

  • URL

Crie URLs curtas e com nomes relacionados à busca. Dessa forma, é mais fácil a identificação do conteúdo e não gera desconfiança. Outro ponto é que links grandes são facilmente vinculados a sites de pouca credibilidade.

  • Meta description

As metas descrições nada mais são que os pequenos textos que aparecem logo abaixo do título na pesquisa do Google (ou outro site de pesquisa). Esse texto precisa falar rapidamente e de forma clara sobre o que se trata o conteúdo que será exibido quando o usuário clicar no link. Parece simples, mas muitas pessoas esquecem desse detalhe e, como a primeira impressão é a que fica, é bom ter cuidado e saber escolher o que aparecerá na descrição para conquistar o público-alvo.

  • Monitore os resultados

Não adianta fazer uma estratégia impecável de SEO e não saber se foi eficaz. Acompanhar os resultados e monitorar como o seu site classifica as palavras-chave são tão importantes quanto o próprio planejamento. Tenha um cronograma de monitoramento e o siga à risca, pois o ranking nas ferramentas de busca leva tempo e precisa de cuidados. Avalie seus erros e acertos e determine um prazo para que suas metas sejam alcançadas. Reavalie sua estratégia se o desempenho não for bom. Lembre-se, ter um site relevante demanda trabalho e requer cuidado e atualizações constantes.

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Por Vanessa Assis

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