5 dicas para bombar o blog da sua empresa

Dicas para bombar o blog da sua empresa

Se você conhece um pouco sobre content marketing, já deve saber que: 1. ele é uma parte essencial da estratégia de uma empresa atualizada e 2. um blog de qualidade para sua empresa pode trazer mais acessos ao seu site e aumentar a sua possibilidade de geração de leads. Mas blogs bombados dificilmente nascem do dia para noite e tão pouco são frutos do acaso – pelo menos não nos dias de hoje onde existem mais de 350 milhões deles disponíveis na rede. No entanto, existem direcionamentos que, se estudados cuidadosamente e seguidos a rigor, podem aumentar a chance da sua empresa ter um blog bastante acessado nas redes. Confira 5 dicas para bombar o blog da sua empresa!

  1. Conteúdo em primeiro lugar

A maioria dos potenciais clientes que virem procurar o blog da sua empresa estarão em busca de uma maneira para resolver um problema e/ou aprender algo sobre alguma questão. O seu conteúdo deve estar preparado desde o momento do planejamento para entregar esses valores.

E por mais que você acredite que seu produto é incrível e a grande solução para diversos problemas, busque seguir uma medida de 80/20 – 80% de conteúdo voltado a agregar valor ao seu visitante através de educação e 20% voltado à sua empresa e seus produtos. Confie em mim, será muito mais valioso você estabelecer seu papel como expert do que apostar em autopromoção.

E é claro que você não vai produzir conteúdo para todos os tipos de perfil. Busque pensar como seus clientes e prospects – quais são os problemas que os levaram a buscar uma empresa como a sua? Essas serão algumas das perguntas que seu blog corporativo poderá se propor a responder.

  1. O que atingir?

Outro ponto que deve ser levantado é o que é um blog bem-sucedido para sua empresa. Afinal, sucesso pode ser medido de diversas maneiras. Você pode almejar mais acessos, maior geração de leads, viralização nas redes sociais, melhor comunicação com seu público e muito mais. Então reflita qual é o objetivo desse blog para que você não desperdice um caminhão de tempo em algo que, no fim, não lhe trará o benefício esperado.

Processos para despertar a criatividade

  1. “A gente se encontra por aí”

Ter um conteúdo de qualidade e que foi idealizado para atingir os objetivos da sua empresa não vai adiantar nada se você postou um texto hoje, o anterior, há dois meses, e o antes desse, na Copa do pentacampeonato. Tenha consistência! Ainda que não seja diariamente, mantenha seu blog atualizado. Poste com frequência para ser lembrado como um blog que contém sempre material fresco e contemporâneo.

No entanto, não esqueça da nossa dica número um. De nada vai adiantar postar com frequência se seu conteúdo não é relevante. Nesse mundo, o conteúdo é rei! E mais, procure não postar textos com muito pouco de intervalo, porque o segundo pode acabar “canibalizando” a relevância do primeiro. Organize o calendário de conteúdo do blog, divida os conteúdos e, ao invés de postar três textos em um dia, poste-os ao longo da semana.

  1. A palavra escrita e além

Reflita se a sua mensagem não pode ser colocada de outras maneiras além do texto. A internet pode oferecer muitas possibilidades, então não tenha medo de ser ousado e criativo. Talvez seja possível passar a informação que você deseja através de um vídeo (que, inclusive, se for embedado diretamente do YouTube, irá promover seu SEOSearch Engine Optimization).

Ou talvez a mensagem precise ser destrinchada e uma análise através de um debate com especialistas seja o que você procura – um conteúdo perfeito para ser desenvolvido em áudio através do formato podcast. Ou talvez você tenha um designer à disposição, e um belo infográfico seja o caminho para esse conteúdo. Enfim, a rede está repleta de oportunidades para quem quer estar fora da caixa.

  1. Blog não é bagunça

Ter um bom conteúdo é muito bom, assim como ter consistência nas suas atualizações. Mas de que vai adiantar tudo isso se o visitante não for capaz de encontrar as informações que ele procura? Por isso, é muito importante ter um blog organizado e simples – às vezes menos é mais.

Aposte em menus e links que ofereçam as palavras chaves daquilo que você pode oferecer de conteúdo no seu blog. Quanto mais rápido o visitante for capaz de encontrar a informação que procura, mais satisfeito ele estará com experiência que você foi capaz de promover.

Essas são algumas dicas para bombar o blog da empresa. Contar com uma ajuda profissional também não faz mal a ninguém, por isso a Race Comunicação está disponível caso queira aprofundar a conversa sobre o assunto. Entre em contato conosco!

Por João Pedro Andrade

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