5 motivos para contratar uma assessoria de imprensa

5 motivos para contratar uma assessoria de imprensa - Race Comunicação

Está pensando em contratar uma assessoria de imprensa para sua empresa, mas ainda não sabe se ela pode te ajudar ou acha que ela não é necessária? Pois saiba que uma agência de Relações Públicas pode oferecer diversas estratégias de comunicação que vão muito além do posicionamento na imprensa. 

Neste texto apresentamos cinco bons motivos para entender como esse trabalho pode ser fundamental para o crescimento da reputação e visibilidade do seu negócio:

 1) A assessoria de imprensa funciona para empresas de todos os tamanhos

Pequenas, médias, grandes… toda empresa tem algo a comunicar com a imprensa! Por maior ou menor que seja, qualquer negócio tem potencial para ser assunto na mídia. Muitas vezes, estar presente em grandes veículos ou até mesmo nos segmentados, conhecidos como “trade”, pode gerar novas oportunidades de negócios ainda não exploradas. 

Para encontrar seu nicho e saber trabalhar suas pautas com credibilidade, contar com uma equipe de assessores preparados é o melhor caminho.

2) Você não precisa de uma crise ou momento difícil para a assessoria se mostrar necessária

Pode ser que você pense que uma assessoria de imprensa só é necessária quando uma crise estoura e um porta-voz treinado faz falta – aliás, contar com um media training também é super importante para esses momentos.

Mas quando uma boa notícia aparece – o lançamento de um produto ou campanha, uma nova filial ou a conquista de clientes –, a assessoria de imprensa pode ajudar a divulgar essas conquistas junto ao seu público e pessoas que ainda não conhecem sua empresa. 

Neste caso, o velho ditado “melhor prevenir do que remediar” faz muito sentido. Criar uma estratégia de comunicação com a mídia é fundamental em qualquer cenário, portanto, uma agência de comunicação também pode oferecer novos rumos e insights para potencializar os projetos definidos internamente. 

3) Esse é um trabalho passo a passo…

O cuidado com a imagem da empresa na mídia é indispensável, mas você deve entender que isso não ocorre da noite para o dia. Para estabelecer um vínculo relevante junto aos jornalistas (e, por que não, também com influenciadores), é preciso tempo e disposição. Contar com assessores que ajudem a pavimentar esse caminho a cada dia mostrará a relevância de seu negócio para clientes e prospects. 

Pensando nisso, é sempre importante lembrar que a construção de uma boa imagem pode levar anos para ser alcançada. Por outro lado, uma reputação pode ser destruída em apenas um único dia. Ter uma equipe de comunicação alinhada com as diretrizes da empresa se faz necessário em ambos os casos. 

4) A empresa tem especialistas em algum tema? Esse é um ótimo gancho

Ter em seu quadro de funcionários profissionais que são experts em algum assunto pode ser estratégico para o trabalho da assessoria. Poder apresentar um colaborador como especialista e disponibilizá-lo como fonte para entrevistas, reportagens e outras solicitações de imprensa é um ótimo recurso.

Além de demonstrar que a sua empresa investe em seus funcionários e busca sempre estar atualizada com as tendências do mercado, há também o ganho de maior autoridade e reputação na área em que atua. 

5) Mas não se esqueça: a assessoria de imprensa não é a única solução que uma agência de comunicação pode te oferecer!

Além do relacionamento com a mídia, divulgando seu trabalho junto a jornalistas e influenciadores e construindo uma ligação com veículos de peso, existem várias outras opções para trabalhar a comunicação da sua empresa, sendo a assessoria de imprensa apenas uma delas. Contratar uma agência que ofereça diversas ferramentas, como marketing digital, criação, projetos customizados e treinamentos, pode tornar a comunicação da sua empresa muito mais rica e dinâmica.

 

A Race Comunicação é uma agência de comunicação com atuação 360º, atendendo empresas de todos os setores por meio de uma proposta única, pensada do diagnóstico à análise de resultados dos mais diversos serviços. Entre em contato conosco e saiba mais.