4 ferramentas de comunicação corporativa

Por João Pedro Andrade

Sendo sua empresa uma startup ou uma mega corporação de 5 mil funcionários, existem ferramentas que são indispensáveis para que você aumente a eficiência e produtividade da sua empresa, aprimore o gerenciamento das suas atividades e estabeleça uma comunicação efetiva com seus colaboradores, clientes e prospectos – e, assim, tenha mais tempo para se dedicar à outras coisas importantes, como fazer seu negócio crescer, por exemplo.

  1. E-mail / Newsletter

Pode parecer óbvio, mas não é a toa que o e-mail é uma das ferramentas de comunicação corporativa mais utilizadas há mais de uma década. Em poucas palavras e um clique, é possível repassar informações para um grande número de pessoas de maneira simples e com custo zero.

Através do e-mail, é possível também enviar novidades para aqueles que assinaram sua newsletter, que poderá contar com assuntos diversos que interessem os stakeholders. O envio em massa é feito através de programas de e-mail marketing, que podem enviar mensagens instantâneas para milhares de endereços.

  1. Intranet

A internet interna é um modo eficiente e ágil de interligar informações entre diferentes setores de uma empresa e armazenar arquivos de modo econômico. É o portal onde todos os colaboradores poderão ter acesso a documentos, contratos e outras informações importantes.

Além de economizar muito em papel e espaço físico, evita a perda de informações dentro da dezena (ou centenas) de e-mails recebidos diariamente, além de aprimorar a comunicação entre departamentos e funcionários.

  1. Vlog

Conteúdo é determinante para o engajamento de funcionários. E para isso, o audiovisual pode ser um poderoso aliado. Treinamentos, tutoriais e mensagens da diretoria através da intranet podem resultar no aumento de interesse do colaborador pelos assuntos relacionados à empresa, além de serem um bom modo de espalhar ideias e experiências.

  1. Fóruns

Os fóruns, apesar de parecerem algo antiquado, podem ser um local onde seus funcionários, especialmente os novos, se sintam seguros para buscar mais informações junto aos veteranos e gerentes. É também um local para se discutir projetos e novas ideias e criar o sentimento de unidade dentro de um time.

É um local seguro onde todo e qualquer funcionário poderá ter voz para questionar e espalhar conhecimento aos colegas. Aos poucos, o fórum poderá servir como um grande arquivo de FAQ.

 

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?