3 dicas para guiar a produção de um vídeo institucional

Por Thamyris Barbosa

Um vídeo corporativo pode servir para muitos propósitos diferentes. É um importante aliado na apresentação de sua empresa para novos contratados ou mesmo para clientes (B2B ou B2C). Pode ser também uma excelente ferramenta na hora de difundir um novo posicionamento de marca ou para divulgar novos produtos.

Mesmo que você contrate uma empresa para produzir essa material, há uma série de direcionamentos fundamentais para o bom resultado do trabalho que devem ser fornecidos pela sua empresa. Por isso, é importante ter uma visão clara do que ou quem sua empresa pretende atingir. Para ajudá-lo nessa missão, selecionamos três importantes dicas para dirigir seu próximo vídeo.

Determine seu público alvo

Todos os vídeos corporativos são essencialmente ferramentas de marketing feitas para mostrar sua companhia ou para anunciar novidades a um público específico. Mas sua mensagem pode perder a eficácia caso o público alvo não esteja claramente delimitado. Isso irá definir o restante do processo e guiar questões como linguagem, mensagem, estilo e até duração do filme. Por isso, antes de pensar no conteúdo do material, escolha cuidadosamente as pessoas que você gostaria de atingir com essa mensagem.

Seja sentimental

Profissionais especializados em marketing entendem o quão importante as emoções são na hora de vender um produto. Mesmo que a maioria das pessoas se considerem completamente racionais na hora de ir às compras, estudos mostram o contrário. A verdade é que a vasta maioria das decisões – se não todas elas – são guiadas pela emoção. Tire vantagem disso. Conte uma história de forma comovente e motivadora – na dose certa. Assim, sua mensagem estabelecerá conexões emocionais com quem assiste.

Não fale, mostre

O vídeo é um meio perfeito para mostrar o quanto sua empresa ou seus produtos/serviços podem melhorar a qualidade de vida das pessoas. Não fique somente citando um monte de fatos e estatísticas. Evite explicações detalhadas sobre como determinado processo funciona. Apenas mostre. Utilize esse recurso para demonstrar os benefícios intangíveis que são difíceis de explicar com palavras.

Essas dicas certamente facilitarão a montagem do seu vídeo corporativo e contribuirão para que ele seja o mais assertivo possível. Uma boa comunicação depende de estratégia. Quanto mais planejadas forem as ações, mais assertividade e melhores resultados elas trarão à sua empresa.

Gostou do artigo?