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Comunicação interna offline: 3 dicas para uma estratégia segura e eficaz

Por Thamyris Barbosa

Em tempos de Whatsapp, Instagram, Skype, Facebook e e-mails, a comunicação tem se tornado cada vez mais conectada. E, embora esses meios sejam efetivos para se transmitir uma mensagem, essas plataformas nem sempre são as mais indicadas para a comunicação interna, ou seja, no momento de passar recados aos funcionários da empresa.

Mesmo que pareça estranho recorrer ao papel e caneta, muitas vezes essas ferramentas são muito mais eficazes para a comunicação interna do que as alternativas online. Caso você more em um condomínio, qual é o lugar em que os avisos sobre reuniões e assembleias são divulgados? A resposta provavelmente é em elevadores e murais de avisos. Isso porque esses métodos são sempre funcionais na hora de dar avisos rápidos para quem está passando.

Um dos pontos mais importante para uma comunicação eficiente é o local onde ela será divulgada. Não apenas o meio (jornal, e-mail, TV), mas o lugar em que esse material estará disponível. Pense bem, não adianta pendurar um aviso na portaria do prédio, se todos os moradores saem pelo estacionamento subterrâneo. Seguindo essa linha, há muitas coisas que podemos aplicar para pequenas e grandes empresas.

Abaixo estão algumas dicas de como usar meios mais tradicionais para se comunicar com seu público interno. Confira:

1) TVs corporativas e murais de avisos

Muito comum em consultórios e agências bancárias, as TVs corporativas são uma ótima opção de comunicação com o público interno. Se alocadas no refeitório, em elevadores ou um locais que não sejam apenas de passagem, mas de permanência por alguns minutos, elas podem servir como uma poderosa arma de disseminação de informações.

Assim também os murais de avisos, embora sejam menos glamurosos, são uma opção simples e muito objetiva para comunicar algo aos funcionários.

2) Boletins informativos

Em empresas maiores, onde há a circulação de muitas pessoas, os jornais internos podem ser uma ótima opção para chamar a atenção dos funcionários. Ideais para a divulgação de informações mais detalhadas, os boletins são muito utilizados para comunicar novos processos e até para engajar o público.

3) Diálogos e debates para fomentar a comunicação interna

Parece obvio, mas é sempre bom lembrar que uma boa e velha conversa pode resolver muita coisa. Especialmente quando se trata de grupos pequenos, o diálogo é o melhor jeito de resolver determinadas questões, principalmente as que envolvem algum conflito ou problema.

Para esses casos, é interessante reunir os interessados ou afetados e ter uma conversa “olho no olho”. Ao final da reunião, o ideal é que seja enviada uma confirmação por e-mail ou mesmo um comunicado a ser assinado pelos envolvidos com as novas resoluções.

Por fim, é importante lembrar que os meios online também podem ser muito úteis, mas com um pouco de criatividade, o mundo offline possui um terreno fértil para grandes ações e diferentes oportunidades para a comunicação interna.

A Race Comunicação pode ajudar sua empresa com várias soluções em comunicação interna. Entre em contato conosco e teremos o maior prazer em enviar um proposta personalizada para as suas necessidades.

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