10 dicas para contratar uma agência de comunicação interna

Por Rogério Artoni

Cliente interno ou consumidor interno. É assim que muitas empresas chamam os seus funcionários ou colaboradores. Por ser considerado um cliente ou consumidor, esse público interno é de extrema importância para as empresas e elas precisam de uma comunicação eficaz e eficiente, que traga resultados e que principalmente esses resultados sejam mensuráveis. Então, preparamos algumas dicas de como escolher a melhor agência de comunicação interna para a sua empresa:

Monte um Briefing: Faça um breve briefing onde inclui informações sobre a sua empresa, os objetivos de comunicação interna, quais são os veículos de comunicação que vocês têm, números da empresa, metas em contratar uma nova empresa e outras informações que você ache necessário. No exterior é muito comum que as empresas enviem uma “Request for proposal” (em português Solicitação de proposta) que nada mais é que isso tudo que colocamos acima. Ajuda bastante na padronização das propostas recebidas. Por falar em padronizar…

Padronize propostas: assim como sugerimos nas dicas de como contratar uma agência de assessoria de imprensa, cada agência elabora e manda propostas da forma como convir. Então, peça para que todas mandem do mesmo jeito, ou por horas contratadas por tipo de profissional ou por volume de matérias escritas ou por volume de páginas diagramadas ou mesmo por texto para a intranet, laudas escritas, minutos de programas de tv corporativa etc. Tenha propostas que ofereçam exatamente as mesmas coisas para poder comparar da forma certa.

Confira quem fará o atendimento: Você tem certeza se a pessoa que vai te atender conhece mesmo de comunicação interna? Ela já prestou esse serviço antes? Essas são algumas das questões a serem respondidas. Mas é importante também ver o currículo desses profissionais. O ideal é que quem vá escrever seja jornalista ou relações-públicas. Importante também entender o nível de conhecimento do prestador de serviços. Várias empresas prometem manter uma pessoa sênior no atendimento, mas no dia a dia quem faz o trabalho é um estagiário. Nada contra estagiários, mas se prometeu um profissional formado, ele é quem deve fazer o trabalho.

Procure empresas sérias: Peça certidões, veja se a empresa paga os impostos em dia, se paga o FGTS dos funcionários etc. Tudo isso deve ser avaliado. Se um escândalo trabalhista ocorre num fornecedor da sua empresa, isso pode respingar na imagem do local onde você trabalha.

Defina o tipo de agência: Existem empresas de vários tamanhos e com várias estruturas. Agências menores costumam dar um atendimento mais próximo, ser mais flexíveis e cobrar um preço mais em conta. Empresas maiores têm muito expertise e uma estrutura mais robusta.

Conheça a agência: visite o escritório da empresa e conheça a estrutura de quem vai te atender. Nesse ponto você saberá como a nova parceira comercial que irá trabalhar com sua companhia está estabelecida.  Converse em particular com um dos funcionários e pergunte como é a gestão. É importante que tenha uma gestão de qualidade, afinal é uma terceirização de serviços e essa agência será um braço da sua empresa ou departamento.

Analise cases: peça para ver cases de comunicação interna. Peça para apresentarem o case, explicarem o que foi feito, como foi feito. Uma dica é desconstruir o case e perguntar partes dele, assim você descobre mesmo se a pessoa conhece do assunto e o caso da empresa.

Peça referências: solicite cartas de referências e contatos para tirar informações. Fale com as pessoas que já foram atendidas e pergunte como foi o trabalho, que tipo de problema a empresa apresenta, que tipo de diferencial eles têm e como é o dia a dia.

Compare preços e benefícios: como em todo e qualquer contrato, preço é um grande diferencial, mas os benefícios e o profissionalismo de quem está sendo contratado também deve ser pesado.

Se você está procurando uma agência de comunicação interna para contratar, entre em contato conosco e veja de que forma podemos ajuda-lo.

0/5 (0 Reviews)
Gostou do artigo?