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Follow-up bem-feito é sinônimo de bons resultados e espaço na imprensa

Follow-up bem-feito é sinônimo de bons resultados e espaço na imprensa

Por Larissa Leão 

Você já ouviu falar de follow-up? Essa ação é famosa nas agências de comunicação, também pode ser chamada de FUP e, para os íntimos, follow. O termo vem do inglês e significa “fazer o acompanhamento”. No caso da comunicação, o acompanhamento de um release enviado aos jornalistas.

Sabe quando você recebe muitos e-mails e eles podem ficar perdidos? O follow é o seu melhor amigo nesse momento, ajudando o jornalista a identificar e dar prioridade para o material enviado pelo assessor.

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A retomada dos eventos presenciais

A retomada dos eventos presenciais: como se (re)encontrar com segurança?

Por Flávia Giraldes

 

Depois de quase dois anos em casa, com encontros pontuais no escritório e ainda muito distanciamento, as equipes de várias empresas encaram a melhora nos números da pandemia pelo Brasil como uma possibilidade de retomarem efetivamente os trabalhos presenciais.

Durante esse extenso período em home office, vários times foram formados sem se conhecer ou interagir presencialmente. Nessa retomada, o que fazer para que os funcionários estabeleçam uma conexão genuína, dessa vez cara a cara?

Em vez de voltar direto para a rotina corporativa no escritório, algumas empresas preferem organizar eventos presenciais em um ambiente neutro. Esse reencontro dá aos colaboradores a oportunidade de molhar os pés nessa nova realidade profissional, em que o formato híbrido de trabalho, flexibilidade, máscara e álcool em gel vieram para ficar.

Para a organização de um evento assim, quais são os pontos que merecem atenção? Como torná-lo um momento de crescimento e descontração? Confira a seguir uma lista com sete itens a se considerar para a organização de encontros corporativos no pós-pandemia:

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Desafios de porta-vozes estrangeiros com a imprensa brasileira

Desafios de porta-vozes estrangeiros com a imprensa brasileira

Por Thamyris Barbosa

Mesmo com todas as mazelas de um contexto de crise agravado pela pandemia, o Brasil ainda se mantém entre as grandes economias mundiais. É o que diz o relatório mais recente da Austin Rating, que classifica nossa república na 13ª posição do ranking de maiores economias do mundo. Com isso, o país segue atraindo empresas e negócios estrangeiros, que buscam abocanhar uma fatia do mercado brasileiro e expandir sua influência na América Latina.

A questão é que, muitas vezes, a empresas que chegam de fora trazem consigo um corpo diretivo internacional, que conhece pouco ou quase nada da cultura local. Isso pode trazer complicações diversas, inclusive no relacionamento com a imprensa. Veja abaixo alguns pontos de atenção:

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A importância da produção de conteúdo para blogs corporativos

Produção de conteúdo para blogs corporativos

Por Jéssica Maia

Dentro do marketing de conteúdo, a produção de conteúdo possui um papel de grande relevância. Isso se dá porque, através de um bom planejamento de conteúdo, as empresas estabelecem contatos e relações com os seus clientes de maneira mais orgânica e natural, atingindo melhores resultados em suas vendas e conquistando uma reputação favorável.

Para que as corporações se conectem autenticamente com o seu público, diversas ferramentas podem ser empregadas. Uma dela é a geração de audiência em seu blog corporativo fazendo uso de conteúdos de relevância, sendo assim, uma resposta para as dores dos leitores.

Contudo, gerar proximidade com os leitores e apresentar soluções de problemas que até então não haviam sido identificados demanda um trabalho especializado. Isso pode ser bem desenvolvido com a produção de conteúdo estratégico de Inbound Marketing (marketing de atração).

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A importância de falar mais de um idioma na área de Comunicação

A importância de falar mais de um idioma na área de Comunicação

Por Flávia Giraldes

As áreas de Marketing e Relações Públicas convivem com vários termos em inglês: briefing, follow-up, branding, deadline, budget, CEO… Por mais que esses estrangeirismos estejam presentes em nosso vocabulário, utilizá-los não significa que somos fluentes em dois idiomas – afinal, falar uma outra língua é muito mais do que utilizar palavras estrangeiras aqui e ali.

Talvez você não esteja convencido de que valha a pena investir no estudo de um segundo (ou terceiro, quarto, quinto…) idioma ou pense que ele não seria um diferencial importante para sua carreira. Mas saiba que o seu currículo pode ganhar muito com essa conquista! Leia nesse texto algumas das vantagens em dominar outra língua além do português e como alcançar esse objetivo.

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Como a escolha da roupa e o controle gestual podem melhorar o seu desempenho na mídia

15 dicas para a escolha da roupa e o controle gestual em entrevistas

Por Milene Rolan

Ao conceder uma entrevista, o foco é a mensagem a ser transmitida segundo os valores da empresa, de maneira clara e didática. Contudo, a escolha da roupa, acessórios e o gestual também fazem parte do que está sendo comunicado e trabalhar estes aspectos contribuirá com a conquista de ótimos resultados na imprensa. 

Com o apoio do time de assessoria de imprensa, o seu discurso será alinhado ao que deseja comunicar, incluindo a orientação do que deve ser usado e evitado para cada tipo de mídia. Confira algumas dicas que separamos neste artigo e arrase em sua próxima entrevista!

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Inbound Marketing de lead a cliente em 5 etapas

Inbound Marketing: de lead a cliente em 5 etapas

Por Daniele Candido

A relevância do marketing digital já não é mais segredo para ninguém, muito menos para as organizações mais atentas e interessadas em atrair clientes, principalmente aquelas que estão investindo alto nas vendas on-line. Para isso, muitas técnicas são utilizadas, entre elas o inbound marketing. Entre tantas, essa é uma das mais eficazes de obter resultados no universo digital.

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Relacionamento com jornalistas

Relacionamento com jornalistas

Por Lívia Caixeta

Já tem um tempo que a assessoria de imprensa posiciona-se como “Relacionamento com a Mídia”; e este termo – RELACIONAMENTO – poderia não fazer tanto sentido para esta que é uma das ferramentas da Comunicação Corporativa. A construção dessas relações, contudo, se dá, principalmente, com jornalistas, que são os intermediários entre a empresa (cliente) e o público final que vai consumir a informação.

E por ser uma RELAÇÃO, ela segue os mesmos princípios de todas as outras relações interpessoais – profissionais ou pessoais – em que o objetivo é estabelecer vínculos sociais capazes de tornar a convivência mais agradável aos sujeitos envolvidos. Ou seja, aspectos como cordialidade, empatia e respeito também são fundamentais para que as trocas aconteçam.

Além disso, é uma relação dinâmica e, portanto, são várias as formas e os meios como ela se dá, especialmente, se considerarmos as várias ferramentas de comunicação de que dispomos: e-mail, redes sociais, aplicativos de mensagens, telefone e visitas/encontros, para citarmos os mais utilizados.

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Como encontrar influenciadores digitais que combinem com sua marca

Como encontrar influenciadores digitais que combinem com sua marca

Por Vanessa Assis

Espaços digitais são democráticos. É possível elaborar estratégias para comunicar variados tipos de público, através dos mais diversos perfis de porta-vozes. O marketing de influência, definitivamente, é abrangente, mas não significa que seja simples de ser explorado. Encontrar influenciadores digitais que comuniquem o que a marca deseja, para o target apropriado, demanda estudos, análise, maturação e revisão, para que a campanha não se perca num mar de pessoas que talvez não se interesse pelo que está sendo dito.

Por isso, é importante que pessoas especializadas façam o planejamento de uma campanha de marketing de influência, que deve seguir os seguintes critérios.

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A comunicação integrada coloca os stakeholders no centro das organizações

A comunicação estratégica é integrada e coloca os stakeholders no centro das organizações

Por Rodrigo Freitas

Ter uma imagem alinhada com a estratégia de negócios da marca, empresa e/ou organização é uma tarefa árdua. Para que a comunicação integrada dê resultados, é imprescindível elaborar muito mais do que um plano superficial, sem análise, ou que opte por modelos prontos, com simples adequações. O que funciona para um determinado mercado tende a não dar resultado para outro; até soa como clichê, mas em comunicação não existe receita de bolo.

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