VONO®: uma década de praticidade e inovação

Marca celebra liderança de mercado em sua primeira década
no país com dois lançamentos inéditos

"Hono Bono". A expressão japonesa que representa uma sensação envolvente e confortante foi a origem do nome VONO®, marca de sopas da Ajinomoto do Brasil que completa uma década no mercado brasileiro. O investimento de R$ 18 milhões, feito na época do lançamento, rendeu bons frutos: nestes dez anos foram vendidos cerca de 90 milhões de litros do produto, o suficiente para encher mais de 30 piscinas olímpicas e justificar a aposta da multinacional japonesa, que conta com expertise de 40 anos no mercado global de sopas, no Brasil.

Desde seu ingresso no segmento de sopas instantâneas individuais, VONO® se firmou como líder deste segmento de mercado, com 82% de participação (Fonte: Nielsen | Retail Index, participação de mercado entre Abril/15 a Mai/15 no T.Brasil - INA) e 79% de conhecimento de marca (Fonte: Pesquisa Ad-Hoc 2014). A marca estabeleceu novos parâmetros de qualidade e variedade para o consumidor, proporcionando ao mercado um crescimento dez vezes superior quando comparado ao ano anterior ao do seu lançamento.

Em uma década, VONO® dobrou a movimentação do segmento de sopas individuais, que passou de R$ 34 milhões em 2004 para R$ 70 milhões em 2015 (Fonte: Nielsen | Retail Index T.Brasil - INA), e expandiu sua atuação. Hoje, além do Brasil, está presente na Malásia, Taiwan, China, Coréia do Sul, Uruguai, Suriname e Bolívia - os três últimos compram o produto da operação brasileira. A América Latina é um mercado muito relevante para a Ajinomoto do Brasil, pois oferece grandes possibilidades de abertura para outros países e regiões. "No Uruguai, por exemplo, VONO® apresenta grande potencial de vendas devido ao clima frio e ao consumo de sopas instantâneas representar um hábito da cultura local bastante consolidado", explica Patricia Barbieri, gerente sênior da marca.

Novo posicionamento

Para comemorar a primeira década no País, a marca, que mantém a liderança do segmento, lança seu novo posicionamento: "VONO®. A sopa que toda sopa quer ser". Segundo Patricia, mesmo sendo a líder da categoria, a Ajinomoto pretende ampliar ainda mais sua participação. "Além da liderança no mercado de sopas instantâneas individuais, queremos que VONO® seja a marca de sopas referência em todos os segmentos deste setor até 2020, e nada melhor do que a comemoração dos 10 anos para iniciar esse trabalho", comenta a gerente. "Nossa estratégia é bastante arrojada e envolve lançamentos, como Aipim com Costela na linha regular, que ocorreu em abril e foi inspirado na culinária regional, e o ingresso em novas categorias de sopas, com a linha VONO® Chef, com variedades dos segmentos de sopas cremosas e claras. Ambos renovam nosso portfólio e atendem às necessidades do nosso público", completa.


Para toda a família

VONO® é a única marca no Brasil focada exclusivamente em sopas, por isso está expandindo seu horizonte de atuação para englobar os principais segmentos da categoria de sopas. Além de abranger as sopas individuais e uma linha com sódio reduzido (VONO® Turma da Mônica), com o lançamento de VONO® Chef, em julho deste ano, ingressou no segmento de sopas cremosas e claras, que representam cerca de 40% das vendas em valor da categoria (Fonte: Nielsen | Retail Index, vendas em valor dentro da categoria Ano Móvel 2015 no T.Brasil - INA).

A linha leva mais praticidade ao dia a dia dos brasileiros e pode ser consumida da forma tradicional, com rendimento de quatro pratos (1 litro), ou utilizada no preparo de receitas práticas e deliciosas - que é a nova proposta da marca. Simples e rápido, o produto fica pronto em 5 minutos e está disponível em quatro versões: Sopa e Creme de Cebola, Creme de Queijo e Creme de Espinafre - este último, inédito no mercado. Para facilitar ainda mais a vida dos consumidores, reforçando a versatilidade e praticidade características da marca, os versos das embalagens de VONO® Chef trazem variadas sugestões de receitas para cada versão.

Uma história de sucesso:

A Ajinomoto lança no Brasil a sopa individual VONO®.
VONO® conquista, em seu 1º ano de vida, a liderança do mercado e revoluciona a categoria de sopas individuais no Brasil.
Novo site e início de uma estratégia digital mais robusta: criação do perfil no Twitter, em 2010, torna VONO® a primeira marca da Ajinomoto do Brasil a ingressar nas redes sociais.
Estreia no Facebook e reformulação de embalagem, com base no novo posicionamento: VONO® passa de lanche para opção de jantar leve - uma alternativa saudável e saborosa para este momento do dia.
Lançamento da linha VONO® Turma da Mônica, com 25% menos sódio e tempero e sabor mais suaves.
"VONO®. A sopa que toda sopa quer ser": entrada na categoria de sopas claras e cremosas com o lançamento da linha VONO® Chef e da variedade Aipim com Costela na linha de sopas individuais.

Ajinomoto

Presente no Brasil desde 1956, a Ajinomoto do Brasil se empenha em oferecer tanto produtos de qualidade para o consumidor como insumos para as indústrias alimentícia, cosmética, farmacêutica, de nutrição animal e agronegócios. A linha de produtos da empresa voltada ao consumidor é composta pelo tempero umami AJI-NO-MOTO®, AJI-SAL®, Tempero SAZÓN®, Caldo SAZÓN®, RECEITA DE CASA™, HONDASHI® e SABOR A MI®, além das sopas individuais VONO®, da sopa de cozimento VONO® Turma da Mônica, dos refrescos em pó MID® e FIT™ Zero Açúcar, do molho shoyu e do tempero para frango à milanesa da marca Satis!™ e do adoçante MID SUGAR®. No Brasil, a companhia também atua no segmento de food service (alimentação fora do lar). Com quatro unidades fabris, localizadas no estado de São Paulo, nas cidades de Limeira, Laranjal Paulista, Valparaíso e Pederneiras, e sede administrativa na capital, emprega cerca de 3.200 funcionários e atende tanto ao mercado interno como ao externo. A Ajinomoto, uma multinacional japonesa com sede em Tóquio, é a maior produtora de aminoácidos do mundo. O Grupo Ajinomoto obteve um faturamento global de US$ 9,1 bilhões e nacional de R$ 2 bilhões no ano fiscal de 2014. Atualmente, opera em 26 países, possui 107 fábricas e aproximadamente 28 mil funcionários. Para saber mais, acesse www.ajinomoto.com.br.