Pesquisar
Close this search box.

O uso de vídeo no e-learning

Por Evelyn Spada

 

Aqui na Race sempre buscamos novos caminhos e maneiras de fazer bom uso dos vídeos na internet. Pensando nisso, falarei hoje sobre o e-learning, ou ensino eletrônico, que se refere a um formato totalmente online e acessível. Esse modelo capta rapidamente a atenção do público e auxilia a manter o foco dos envolvidos.

 

O e-learning pode ser utilizado em diversos casos, como em cursos, curtas-metragens, dicas de produtos e “faça você mesmo”, por exemplo. O vídeo facilita demonstrações e também o compartilhamento de informações aos participantes.

 

Segundo um estudo feito pela CISCO, os conteúdos em vídeos correspondem a 69% de todo tráfego registrado na internet. Este é um número muito significativo, quando ponderamos que em 2012 era de 57%. Ou seja, é hora de se adaptar.

 

A ideia é que os vídeos sejam curtos e diretos – estou falando de menos de cinco minutos, ok? Um desafio e tanto, não? Se você não consegue encurtar os vídeos, seja em função do conteúdo a ser veiculado ou de seu propósito com a produção, então a solução é a de torná-los mais interativos. Como fazer perguntas no meio do vídeo, uma boa ferramenta para desencadear debates.

 

Os vídeos podem ser muito úteis para apresentações do que “fazer” e do que “não fazer”. Ou seja, é uma excelente ferramenta de comunicação para ilustrar certas situações. Outro ponto diferencial de um vídeo neste modelo é utilizar os diversos ângulos de câmera – como os programas de TV praticam, já repararam? E porque não explorar esse estilo? Esse formato é ótimo para quebrar falas longas, por exemplo.

 

Por fim, mas não menos importante, tenha em mãos diferentes formatos para disponibilizar os seus vídeos. Produzir vídeos é algo que precisa ser pensado, planejado e desenvolvido. O ideal é que seja feito por uma empresa especializada na produção de vídeo profissional e com antecedência para se obter a qualidade desejada. Alguma dúvida? Fale conosco:

contato@agenciarace.com.br

+55 (11) 2894-5607 / 2548-0720

 

Posts relacionados