Uma assessoria de imprensa é essencial no mundo online?

Por Núbia Neves

Segundo o Ibope, o Brasil possui mais de 105 milhões de internautas, além disso, somos o 5º país mais conectado do globo. Isso comprova que a população está cada vez mais online, ou seja, a importância da internet pode não só ser sentida no nosso dia-a-dia como também comprovada.

Mas como aplicar a ferramenta a favor da assessoria de imprensa?

Que os veículos online são importantes e relevantes, muita gente já sabe. Portanto, o trabalho de assessoria de imprensa deve estar cada vez mais voltado para estes veículos, obviamente, sem deixar de lado os importantes veículos impressos, rádios e tevês. Contudo, os veículos online têm uma particularidade, eles ajudam indiretamente a aumentar o fluxo nos sites dos clientes das assessorias de imprensa.

Quando a assessoria de imprensa consegue uma publicação do cliente em sites de alta, média e baixa relevância as palavras usadas nesse material começam a ser mapeadas pelas ferramentas de buscas de sites como o Google, por exemplo. Estes buscadores colocam em evidência os sites que têm ligações com publicações espalhadas pela internet. Dessa forma, se vários sites de alta relevância publicam matérias sobre determinada empresa, consequentemente, o site desta empresa e seu nome sobem na relevância do Google e outros buscadores.

Além disso tudo, se muitas matérias são publicadas com links de  um determinado site, são gerados backlinks que aumentam ainda mais a relevância do site nas ferramentas de buscas. Outro ponto importante é usar a ferramenta de Palavras Chave do Google para construir um release, assim o material poderá ser mapeado com muito mais eficiência e terá ainda mais relevância. Contudo, só o trabalho de assessoria de imprensa não é o ideal para subir a relevância em sites de busca. O ideal seria ter também produção de conteúdo, ou content market atrelado ao serviço de SEO. Importante também perceber que o trabalho de comunicação deve ser sempre integrado, não se apoiando apenas em um tipo de atuação. Deve se ter em conta marketing digital, gestão de redes sociais, publicidade online e outras ações de comunicação que a Race também faz.

Ficou interessado sobre o assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.