Pesquisar
Close this search box.

Quantos porta-vozes uma empresa precisa ter?

Por Lívia Caixeta

Algum tempo atrás já falamos sobre o tema Porta-Vozes aqui no blog. No post da Núbia Neves (clique aqui para ler o texto) ela explicou sobre como é importante ter um porta-voz bem preparado.

O assunto agora vai um pouco mais adiante. Afinal de contas, quantos porta-vozes uma companhia pode ou deve ter? Considerando que um porta-voz é a pessoa que vai responder pelos assuntos da empresa, podemos partir da premissa que de acordo com o porte, pode-se ter vários, cada um responsável por um setor ou por determinado assunto.

A estratégia de não concentrar os pronunciamentos em uma única pessoa tem prós e contras. O principal ponto positivo é que você terá sempre alguém à disposição para atender à imprensa ou para responder aos outros públicos de interesse.

Mas, é importante atentar-se para o alinhamento do discurso. Independente da quantidade de porta-vozes, é fundamental que todos eles saibam como agir tanto em pronunciamentos comuns informando novidades da empresa, quanto em situações de crise; sejam bem atualizados sobre os assuntos pertinentes ao seu segmento de atuação e que conheçam os veículos e profissionais mais importantes da imprensa em geral e os que fazem a cobertura do seu setor.

A partir dessas análises é definido quem será, ou quem serão, o(s) porta-voz(es). Podemos apontar algumas dicas:

  • Presidentes: é o principal porta-voz em qualquer companhia. Por isso, devem estar sempre prontos para se pronunciar. Contudo, deve ser acionado apenas em momentos criteriosamente definidos;
  • Diretores: assim como o presidente, são porta-vozes naturais e devem estar preparados para falar aos diferentes públicos;
  • Gerentes, Coordenadores e Supervisores: devem ser escolhidos pela direção para demandas de rotina. Preferencialmente, devem ser pessoas bem articuladas e seguras.

No momento da escolha é importante observar também que o porta-voz ideal esteja consciente da importância dessa função, que não é remunerada, mas exige tempo, atenção e experiência.

* Lívia Caixeta é Diretora da Race Comunicação

Ficou interessado sobre quantos porta-vozes uma empresa precisa ter? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados