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Primeiros passos em gerenciamento de imprensa

Por Malin Teles

Saber como lidar com a imprensa é conhecimento essencial para qualquer organização que quer criar ou manter um bom relacionamento com o público. Apesar do nível de influência que a mídia tem na opinião pública estar sendo disputada, é aceito como fato que a mídia, sim, tem uma influência significativa no que profissionais de comunicação costumam chamar de agenda setting. Ou seja, é comprovado que a mídia influencia quais tópicos o público conversa a respeito. Para te ajudar a iniciar um relacionamento positivo com a imprensa, compilamos aqui  algumas dicas a ter em mente para quando iniciar um trabalho de media relations:

  • Entenda como funciona a imprensa – O primeiro passo para relações bem sucedidas com a imprensa é entender como ela funciona. Diferentes tipos de mídia (jornais, rádio, internet, TV, etc) trabalham de formas diferentes e têm necessidades diferentes. É fundamental entender como cada um trabalha para poder providenciar material relevante e com o timing certo. Mesmo que todos tenham suas particularidades, eles têm uma coisa em comum – a necessidade de valor-notícia. Apesar do fato de você achar uma informação sobre sua empresa interessante, não significa que essa informação tenha valor-notícia. De um modo geral, para algo virar notícia, precisa cumprir uma série de critérios como, por exemplo, ter um impacto social, envolver uma pessoa famosa, ser algo extraordinário ou sensacional e, além disso, ser um acontecimento atual.

 

  • Conheça seu público Assim que você tiver um entendimento melhor sobre como a imprensa funciona, é hora de também conhecer o público que você deseja alcançar. Quem são? No que eles têm interesse? Onde eles procuram informações? Tendo esse conhecimento, você vai saber melhor onde focar seus esforços.

 

  • Faça o trabalho – Relação com a imprensa é trabalhoso. Requer persistência, paciência e dedicação. Para alcançar resultados positivos, é preciso dedicar um bom tempo à produção de material relevante e de boa qualidade para os jornalistas. Contudo, não é o suficiente apenas ter esse material disponível, ele precisa também ser divulgado para os jornalistas certos no veículo certo. Aqui é importante dedicar tempo e esforço para entrar em contato com eles e também fazer follow-up nas matérias que encaminhadas. Mas lembre-se de que isso não significa que deve cobrá-los a toda hora. Caso um jornalista não te dê um retorno, ou dê um retorno negativo – respeite isso. Tentar convencê-lo a publicar algo que não quer publicar só vai resultar em irritação.

 

  • Seja transparente – Muitas pessoas têm a ideia de que relações com a imprensa e relações públicas consistem em esconder a verdade e mentir para o público. Isso não é o fato. Na verdade, qualquer profissional digno da área de comunicação irá te dizer que mentir para um jornalista é a pior coisa que você possa fazer. Além de ser moralmente questionável, também corre o risco de resultar em um massacre público na mídia de você ou da empresa que representa. Portanto – seja transparente e honesto.

 

  • Seja flexível –Quando se trata de lidar com a imprensa, uma das coisas mais importantes de se lembrar é ser flexível. A maioria dos veículos trabalha com tempo muito curto e artigos e outras matérias muitas vezes sofrem alterações de última hora. Isto implica que, se você deseja aumentar suas chances de informação sobre sua empresa sair na imprensa, você precisa se adaptar à imprensa e suas necessidades. Por exemplo, é muito comum jornalistas entrarem em contato querendo gravar uma entrevista com um porta-voz ou receber material para um artigo com um prazo muito curto. Por isso, é importante que você sempre esteja preparado e apto a parar o que estiver fazendo para atender o jornalista quando houver uma oportunidade. Se não, corre o risco de perder sua chance para outra pessoa ou outra empresa.

Seguindo as dicas acima, terá um bom começo para criar um relacionamento positivo com a imprensa. Porém, é sempre uma boa ideia procurar ajuda de profissionais experientes da área de comunicação. Como já mencionamos, relações com a imprensa demandam tempo e conhecimento, algo que uma agência de comunicação pode proporcionar.

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