Pesquisar
Close this search box.

Perfis nas redes sociais, as novas mídias

Por Rogério Artoni

Com a popularização das redes sociais, cada pessoa que possui um perfil nessas redes se torna, praticamente, um novo veículo de comunicação, com sua audiência e seu alcance específicos. São várias as pessoas que geram bastante influência em seus amigos nas redes sociais. Uma reclamação, um elogio, um comentário… Tudo pode gerar impacto, positivo ou negativo, sobre pessoas, marcas, instituições, empresas, produtos, serviços, tudo!

Se imaginarmos que cada pessoa nas redes sociais são pequenos veículos de comunicação, mas com muita influência sobre seus amigos, podemos pensar no tamanho do impacto de um post negativo sobre uma marca ou produto. Se esse comentário negativo for feito por um funcionário de uma empresa o impacto é ainda maior. Por conta disso, existe o Social Media Training, que é um treinamento para funcionários aprenderem como usar as redes sociais da forma mais adequada para a empresa e também para a carreira deles.

Mensurar o impacto dessas postagens nas redes sociais, ou pequenas mídias, é um trabalho árduo e que nem sempre é preciso, justamente por conta do nível de privacidade desses perfis. O alcance dessas micromídias muitas vezes é limitado pelo número de pessoas que este usuário tem no seu círculo de amizades. Mesmo assim, muitas vezes as postagens podem ultrapassar a barreira dos amigos e ir para um nível de compartilhamento muito extremo. Se um post negativo se tornar viral, pode levar muitos problemas para as empresas. Inclusive crises de imagem e financeira.

Ter uma gestão profissional das redes sociais não é só importante para as empresas, como também essencial. Justamente por conta dessa massa de usuários que podem compartilhar informações positivas, mas também negativas.

Funcionários podem, mesmo em seu círculo de amigos, fazer comentários ou compartilhar informações sobre as empresas em que trabalham. Se orientados da forma correta, eles se tornam embaixadores e ajudam a transformar a imagem da empresa. Comentando, postando e compartilhando apenas informações relevantes e positivas.

Se você busca um treinamento para que seus funcionários usem melhor as redes sociais em favor da empresa e deles próprios, conheça o Social Media Training realizado pela equipe da Race Comunicação ou entre em contato com nossos especialistas.

Posts relacionados