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#Pride empresas comunicam diversidade por engajamento ou por posicionamento

No mês de junho, empresas lançam campanhas de Pride, ou orgulho da diversidade sexual. Como essas iniciativas se comunicam com o público – o engajamento é real ou é apenas um posicionamento momentâneo?

Por Nathalie Portela

Organizações de diferentes setores têm aplicado diretrizes de comunicação que abraçam o universo LGBTQA+, mulheres, negros e outras parcelas da população consideradas minorias. Essa escolha editorial faz com que a marca engaje diferentes públicos e se posicione sobre um tema de alta relevância.

Porém, existem marcas que acertam na hora de comunicar diversidade (tanto por realmente aplicarem diversidade, respeito e igualdade de oportunidades no dia a dia da empresa, quanto pela forma como optaram por passar essa mensagem e abraçar a causa publicamente) e outras que erram de forma brutal e ficam com sua reputação manchada dentre seus clientes, principalmente durante o Pride Month.

#Pride na prática

Segundo o estudo Edelman Trust Barometer de 2019 – que ouviu 33 mil pessoas de 27 países com o objetivo de mapear a confiança dos cidadãos em relação a ONGs, governo, empresas e mídia – pode-se dizer, em uma análise geral, que pessoas confiam mais em pessoas do que em instituições ou empresas.

E esse reconhecimento será ainda maior se as pessoas reconhecerem seus propósitos expressos em seus ambientes de trabalho e nas marcas que consomem.

Outro levantamento da pesquisa diz respeito a como as marcas se comportam fora da empresa. 73% dos brasileiros afirmam que os CEOs deveriam promover mudanças em vez de esperar que o governo as imponha. E 61% acreditam que as empresas podem gerar mudanças positivas em relação a preconceito e discriminação. Ou seja: as pessoas buscam representatividade e mudanças nas empresas onde trabalham e de que consomem.

Recentemente, a Adidas lançou uma campanha protagonizada pela cantora Pablo Vittar para celebrar o orgulho LGBTQA+ durante o mês do orgulho, ou Pride Month. Além de uma grande aceitação do público, também houve a parcela que questionou a marca em seu Instagram pela escolha e pela abordagem.

A Adidas se prontificou, respondeu a todos os comentários negativos sobre a campanha e explicou que esse é seu posicionamento, independente dos haters.

Nessa conjuntura, temos o óbvio: dentro ou fora da empresa, o preconceito contra homossexuais e transsexuais é considerado um crime equivalente ao racismo. Se sua empresa externaliza nas redes sociais, por exemplo, que abraça causas LGBTQA+ e posta sobre Pride, porém “atrás dos palcos” discrimina, não emprega minorias nem as coloca em cargos de confiança, será fiscalizada por seus consumidores e severamente criticada publicamente.

Pink Money

Para além do mês de Pride, o potencial econômico do público LGBTQA+ movimenta cerca de 917 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos (segundo um levantamento de 2016 divulgado pela Organização Mundial do Turismo). Para representar empresas, marcas ou artistas que se utilizam desse potencial para se promover, popularizou-se o termo Pink Money.

O blog do Põe na Roda publicou recentemente uma lista com dez marcas, entre elas Riachuelo e Barila, por exemplo, acusadas de usar as causas LGBTQA+ apenas para autopromoção.

A busca é por verdade. Marcas precisam sair da neutralidade e se posicionar frente aos debates e demandas da sociedade. O consumidor quer entender quem são aquelas pessoas com quem ele está se associando quando consome um produto ou entra em uma empresa. Marcas sólidas comunicam mensagens sólidas. O que a sua está comunicando?

Pensou em comunicação? O time da Race Comunicação pode te ajudar em todas as etapas. Conte com a nossa equipe de especialistas.

O que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos

Sua empresa sabe o que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos ? A produção de conteúdo online é uma estratégica de digital valiosa para as empresas ampliarem sua visibilidade e, consequentemente, seus resultados e vendas. Em sua última edição (2018), a pesquisa Content Trends, produzida pela Rock Content, mostrou que 73% das empresas entrevistadas adotam um plano de marketing de conteúdo para suas estratégias de comunicação.

Dentre as empresas que utilizam essa estratégia, segundo a mesma pesquisa, a geração de visitas nesse caso é 2,6 vezes maior que sem aplicação de marketing de conteúdo e a de leads 3,7 vezes maior.  Outro número que chama muita atenção é com relação ao blog corporativo: suas publicações apresentam um grande impacto na média mensal de visitas, ampliando esse alcance em 2 vezes.

E é exatamente sobre a produção de conteúdo para blog corporativo que falaremos um pouco mais neste artigo. Primeiro, precisamos esclarecer que é altamente recomendado que a empresa desenvolva uma estratégia, levando em consideração alguns pontos importantes como público-alvo, periodicidade, expertise e linguagem.

https://racecomunicacao.com.br/blog/como-aumentar-o-engajamento-do-email-marketing/

É essencial ter em mente qual será o público e como o conteúdo pode agregar e contribuir; definir um cronograma de postagens e cumprir, criando uma regularidade; levar em conta toda a expertise e conhecimento da companhia para oferecer um conteúdo relevante e com autoridade; e prestar atenção na linguagem utilizada de acordo com o negócio e público a ser atingido.

Também vale ressaltar que para produzir conteúdo em blogs corporativos e este ser capaz de atrair e reter a atenção do público, o conteúdo deve ser o mais informativo possível. Não se trata de um material de propaganda e publicitário. O objetivo principal é fazer com que a empresa seja reconhecida por ser uma fonte confiável de informações, gerando, dessa maneira, resultados de forma orgânica ao negócio.

Por Daniela Dálio

O que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos

Por Daniela Dálio

Sua empresa sabe o que levar em conta para produzir conteúdo em blogs corporativos ? A produção de conteúdo online é uma estratégica de digital valiosa para as empresas ampliarem sua visibilidade e, consequentemente, seus resultados e vendas.

Em sua última edição (2018), a pesquisa Content Trends, produzida pela Rock Content, mostrou que 73% das empresas entrevistadas adotam um plano de marketing de conteúdo para suas estratégias de comunicação.

Dentre as empresas que utilizam essa estratégia, segundo a mesma pesquisa, a geração de visitas nesse caso é 2,6 vezes maior que sem aplicação de marketing de conteúdo e a de leads 3,7 vezes maior.  Outro número que chama muita atenção é com relação ao blog corporativo: suas publicações apresentam um grande impacto na média mensal de visitas, ampliando esse alcance em 2 vezes.

E é exatamente sobre a produção de conteúdo para blog corporativo que falaremos um pouco mais neste artigo. Primeiro, precisamos esclarecer que é altamente recomendado que a empresa desenvolva uma estratégia, levando em consideração alguns pontos importantes como público-alvo, periodicidade, expertise e linguagem.

https://racecomunicacao.com.br/blog/como-aumentar-o-engajamento-do-email-marketing/

Qual o plano para produzir conteúdo em blogs corporativos?

É essencial ter em mente qual será o público e como o conteúdo pode agregar e contribuir; definir um cronograma de postagens e cumprir, criando uma regularidade; levar em conta toda a expertise e conhecimento da companhia para oferecer um conteúdo relevante e com autoridade; e prestar atenção na linguagem utilizada de acordo com o negócio e público a ser atingido.

Também vale ressaltar que para produzir conteúdo em blogs corporativos e este ser capaz de atrair e reter a atenção do público, o conteúdo deve ser o mais informativo possível. Não se trata de um material de propaganda e publicitário. O objetivo principal é fazer com que a empresa seja reconhecida por ser uma fonte confiável de informações, gerando, dessa maneira, resultados de forma orgânica ao negócio.

Pensou em produção de conteúdo para blogs corporativos? Conte com a experiência do time da Race Comunicação! Entre em contato e solicite uma proposta personalizada.

3 dicas para aumentar o engajamento do seu email marketing

Você sabe bem qual a importância do email marketing na sua estratégia de conteúdo digital. Essencial na distribuição dos conteúdos, qualificação e nutrição de Leads, muitas vezes é a partir de um bom trabalho nesse formato que você vai influenciar a decisão de compra do seu cliente. Mas se suas as taxas de abertura e de cliques estão caindo, talvez seu conteúdo seja pouco relevante, pouco personalizado e a frequência esteja inadequada. Isso gera um fenômeno que chamamos de fadiga de marca. Aqui vão 3 dicas para te ajudar a evitar isso e aumentar o engajamento dos email marketing.

Estudar o comportamento do usuário e apostar em conteúdos relevantes podem ajudar a alavancar suas métricas de engajamento

  1. Acerte nos assuntos e abordagens

Pense nas intenções do seu Lead. Você conseguiu o email dele por algum motivo, certo? Quais dados ele te ofereceu? O que ele busca se inscrevendo na sua lista? Será que enviar um email apresentando suas novas contratações faz alguma diferença para ele? Um dos erros mais comuns nesse formato é disparar emails com informações institucionais, conquistas da empresa e outras coisas absolutamente irrelevantes para o cliente. É nesse ponto que você começa a se tornar um inconveniente na caixa de entrada dele. Sua marca está ali, sempre aparecendo, mas nunca com relevância. Adivinha o que vai acontecer? Sim, seus emails vão direto para a lixeira, ou seu Lead vai cancelar a inscrição. Ou seja, ninguém está prestando atenção no que você diz. Isso se chama fadiga de marca.

Para evitar que isso aconteça, um bom começo é entender o que esse Lead espera a partir das informações que ele já te ofereceu. Se você tem um e-commerce de vinho e ele se inscreveu na sua lista para saber mais sobre vinhos de entrada, certamente é um bom começo você usar esse dado para segmentar um belo artigo sobre vinhos de entrada para ele. Sua chance de ser notado aumenta e o caminho para mais engajamento é muito mais fácil.

  1. Acerte na frequência

Mesmo mapeando os interesses e informações do seu Lead, será que é mesmo necessário mandar conteúdos todo dia para ele? E mais: você tem tanto assunto assim para destrinchar? Pense no seu próprio email: o que acontece quando você acessa sua caixa de entrada e lá estão vários email marketings de uma mesma empresa? Isso mesmo: lixeira neles! Mesmo que os assuntos mais relevantes para você estejam ali, aquilo tudo virou paisagem. É algo que também se enquadra na tal fadiga de marca.

Dar opções para seu Lead selecionar os assuntos mais relevantes para ele, a periodicidade mais interessante e os dias que prefere receber seus conteúdos são formas de melhorar seu engajamento. A personalização é uma das principais ferramentas para construir um bom relacionamento com seu Lead.

https://racecomunicacao.com.br/blog/blogs-e-sites-podem-ajudar-a-vender-mais/

 

  1. Note para ser notado

Como tudo no Marketing Digital, os testes devem estar presentes na sua estratégia de email marketing. Experimentar segmentações, horários, novos assuntos, novas abordagens e outras formas de se aproximar do seu Lead são coisas que te fornecerão dados fundamentais para otimizar seu conteúdo e sua frequência para evitar passar batido. Note os comportamentos dos seus Leads, os feedbacks que eles te dão, e a partir disso desenhe uma experiência que seja feita para ele. Isso certamente aumentará seu engajamento e evitará que você passe batido.

Conclusão

Personalização e aprendizado são os caminhos para evitar que o destino do seu conteúdo seja a lixeira e aumentar o engajamento do email marketing. Observar interesses para oferecer as informações que o usuário considera úteis, respeitar a frequência com que ele deseja receber novos conteúdos e testar caminhos para definir uma experiência mais adequada para cada Lead são boas práticas que evitarão que seus e-mail marketings sejam ignorados e alavancarão seu engajamento.

Por Felipe Vaitsman

3 dicas para aumentar o engajamento do seu email marketing

Estudar o comportamento do usuário e apostar em conteúdos relevantes podem ajudar a alavancar suas métricas de engajamento.

Por Felipe Vaitsman

Você sabe qual a importância do email marketing na sua estratégia de conteúdo digital? Essencial na distribuição dos conteúdos, qualificação e nutrição de Leads, muitas vezes é a partir de um bom trabalho nesse formato que você vai influenciar a decisão de compra do seu cliente.

Mas se suas as taxas de abertura e de cliques estão caindo, talvez seu conteúdo seja pouco relevante, pouco personalizado e a frequência esteja inadequada. Isso gera um fenômeno que chamamos de fadiga de marca. Aqui vão 3 dicas para te ajudar a evitar isso e aumentar o engajamento dos email marketing.

1) Acerte nos assuntos e abordagens

Pense nas intenções do seu Lead. Você conseguiu o email dele por algum motivo, certo? Quais dados ele te ofereceu? O que ele busca se inscrevendo na sua lista? Será que enviar um email apresentando suas novas contratações faz alguma diferença para ele?

Um dos erros mais comuns nesse formato é disparar emails com informações institucionais, conquistas da empresa e outras coisas absolutamente irrelevantes para o cliente. É nesse ponto que você começa a se tornar um inconveniente na caixa de entrada dele.

Sua marca está ali, sempre aparecendo, mas nunca com relevância. Adivinha o que vai acontecer? Sim, seus emails vão direto para a lixeira, ou seu Lead vai cancelar a inscrição. Ou seja, ninguém está prestando atenção no que você diz. Isso se chama fadiga de marca.

Para evitar que isso aconteça, um bom começo é entender o que esse Lead espera a partir das informações que ele já te ofereceu. Se você tem um e-commerce de vinho e ele se inscreveu na sua lista para saber mais sobre vinhos de entrada, certamente é um bom começo você usar esse dado para segmentar um belo artigo sobre vinhos de entrada para ele. Sua chance de ser notado aumenta e o caminho para mais engajamento é muito mais fácil.

2) Acerte na frequência do email marketing

Mesmo mapeando os interesses e informações do seu Lead, será que é mesmo necessário mandar conteúdos todo dia para ele? E mais: você tem tanto assunto assim para destrinchar? Pense no seu próprio email: o que acontece quando você acessa sua caixa de entrada e lá está um monte de email marketing de uma mesma empresa? Isso mesmo: lixeira neles!

Mesmo que os assuntos mais relevantes para você estejam ali, aquilo tudo virou paisagem. É algo que também se enquadra na tal fadiga de marca. Dar opções para seu Lead selecionar os assuntos mais relevantes para ele, a periodicidade mais interessante e os dias que prefere receber seus conteúdos são formas de melhorar o engajamento. A personalização é uma das principais ferramentas para construir um bom relacionamento com seu Lead.

https://racecomunicacao.com.br/blog/blogs-e-sites-podem-ajudar-a-vender-mais/

3) Note para ser notado

Como tudo no Marketing Digital, os testes devem estar presentes na sua estratégia de email marketing. Experimentar segmentações, horários, novos assuntos, novas abordagens e outras formas de se aproximar do seu Lead são coisas que te fornecerão dados fundamentais para otimizar seu conteúdo e sua frequência para evitar passar batido.

Note os comportamentos dos seus Leads, os feedbacks que eles te dão, e a partir disso desenhe uma experiência que seja feita para ele. Isso certamente aumentará seu engajamento de email marketing e evitará que você passe batido.

Conclusão

Personalização e aprendizado são os caminhos para evitar que o destino do seu conteúdo seja a lixeira e aumentar o engajamento do email marketing.

Observar interesses para oferecer as informações que o usuário considera úteis, respeitar a frequência com que ele deseja receber novos conteúdos e testar caminhos para definir uma experiência mais adequada para cada Lead são boas práticas que evitarão que seus e-mail marketings sejam ignorados e alavancarão seu engajamento.

A Race Comunicação oferece serviços como media training, assessoria de imprensa, redes sociais, criação… Entre em contato conosco para saber como podemos ajudar na comunicação da sua empresa.

5 dicas para começar a usar estratégias de SEO

Se sua empresa ainda está engatinhando nas estratégias de digital e pretende se destacar nos conteúdos online, o segredo é desenvolver boas estratégias de SEO (Search Engine Optimization) e buscar manter o site nas primeiras opções de resultados exibidos pela ferramenta. Mas, se ainda não conhece todos os segredos e acha a otimização de busca algo muito complexo, confira abaixo 5 dicas para iniciantes em estratégias de SEO e alavanque seu site!

Ser relevante dentre as muitas opções que aparecem na busca do Google e outros sites de pesquisa (Bing, Yahoo etc.) é uma tarefa essencial e bastante complexa para estratégias de marketing digital, afinal, quem não é visto, não é lembrado. O posicionamento dos resultados de uma pesquisa nas ferramentas de busca pode ser considerado quase como uma competição, pois os sites disputam entre si o “topo” da lista, como se fosse um pódio. Para tanto, é necessário conseguir rankings cada vez melhores nos sites de pesquisa entre outros muitos sites que podem falar do mesmo assunto que o seu.

  • Palavras-chave

As palavras-chave são o “GPS” para que o site seja localizado. É imprescindível que elas direcionem o público-alvo ao site, e que os usuários fiquem satisfeitos com o conteúdo que encontram. Esse deve ser o primeiro passo de uma estratégia de SEO.

É importante pesquisar quais são as palavras-chave mais utilizadas em buscas sobre o nicho do seu negócio. Isso significa que os termos devem atrair o público-alvo correto para o tipo de conteúdo disponibilizado.

Outro ponto importante é que as palavras-chave apareçam frequentemente no site ou páginas referentes ao assunto, ou seja, deve haver uma otimização entre o conteúdo do site e a ferramenta de busca. Para isto, é necessário criar uma densidade das palavras-chave, ou seja, elas devem ser inseridas em títulos, textos e URL como formas de vincular o conteúdo à busca.

Não é necessário que o termo seja exato (por exemplo, se o seu termo é “dicas para SEO”, pode ser alterado para “dicas de SEO”) e podem ser utilizados sinônimos. Aliás, é positivo criar variações da palavra-chave.

https://racecomunicacao.com.br/blog/5-dicas-para-bombar-o-blog-da-sua-empresa/

Parece uma dica banal, mas vale sempre ressaltar que conteúdo de qualidade ganha mais visibilidade. E qualidade significa ser original, escrever bem e falar com propriedade. Copiar conteúdo, além de não ser ético, é passível de punição dos sites de busca.

Além disto, o conteúdo deve ser envolvente e precisa ter como foco as palavras-chave. Perder o “fio da meada” durante sua construção gera perda de interesse ao leitor.

  • URL

Crie URLs curtas e com nomes relacionados à busca. Dessa forma, é mais fácil a identificação do conteúdo e não gera desconfiança. Outro ponto é que links grandes são facilmente vinculados a sites de pouca credibilidade.

  • Meta description

As metas descrições nada mais são que os pequenos textos que aparecem logo abaixo do título na pesquisa do Google (ou outro site de pesquisa). Esse texto precisa falar rapidamente e de forma clara sobre o que se trata o conteúdo que será exibido quando o usuário clicar no link. Parece simples, mas muitas pessoas esquecem desse detalhe e, como a primeira impressão é a que fica, é bom ter cuidado e saber escolher o que aparecerá na descrição para conquistar o público-alvo.

  • Monitore os resultados

Não adianta fazer uma estratégia impecável de SEO e não saber se foi eficaz. Acompanhar os resultados e monitorar como o seu site classifica as palavras-chave são tão importantes quanto o próprio planejamento. Tenha um cronograma de monitoramento e o siga à risca, pois o ranking nas ferramentas de busca leva tempo e precisa de cuidados. Avalie seus erros e acertos e determine um prazo para que suas metas sejam alcançadas. Reavalie sua estratégia se o desempenho não for bom. Lembre-se, ter um site relevante demanda trabalho e requer cuidado e atualizações constantes.

Curtiu as dicas para iniciantes em estratégias de SEO? A Race Comunicação é especialista em produção de conteúdo e pode ajudar a sua empresa a alavancar o site e melhorar as vendas. Venha tomar um café conosco e conhecer mais sobre o assunto!

Por Vanessa Assis

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