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Plano de comunicação interna: 5 itens essenciais

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Estratégia digital e construção da persona

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Guia básico para criar o podcast da sua empresa

O formato podcast é algo que pode parecer uma novidade para muitos, mas já possui mais de uma década de história. Essa espécie de audioblog (ou canal do YouTube sem …
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comunicação visual

Por Thamyris Barbora

Já pensou em investir mais no offline para atrair clientes? Hoje separamos dicas para não errar mais na apresentação do estande e materiais de divulgação e atrair mais vendas. O segredo é: nas feiras e eventos: invista em comunicação visual para atrair mais clientes.

“Quer chamar atenção? Ponha uma melancia na cabeça!” A frase pode até ter uma conotação negativa no uso diário, mas quando o assunto é a disputa por espaço no meio corporativo, não é exagero nenhum recorrer a ela. Ainda mais se formos pensar em feiras, congressos e afins.

Estamos falando de eventos em que as pessoas andam de um lado para o outro, veem estandes com novidades em todos os cantos, são impactadas por cores chamativas o tempo todo. Nessas ocasiões, o pior que pode acontecer para uma empresa é não ser percebida diante de tantas distrações. Mas, como se destacar, afinal? A tarefa não é simples, mas a comunicação visual pode ajudar muito.

Há diversos recursos de comunicação visual que podem ser utilizados para atrair os visitantes ao seu estande, e nessas horas o ideal é consultar um profissional experiente para conduzir esse trabalho. Mas, saber o que deve ser evitado com certeza já é um grande passo. Para não errar e cometer gafes na hora de apresentar sua empresa em um evento, veja abaixo três dicas infalíveis:

1) Mantenha a consistência

É para chamar a atenção? Sim. Mas também não é de qualquer jeito. A apresentação da sua empresa precisa estar em sintonia com a mensagem que se espera passar. Se a empresa é do mercado de tecnologia, tudo precisa acompanhar um conceito moderno e inovador. Tenha em seu estande aparelhos de última geração, aposte em cores, design, arquitetura e em uma abordagem bem high tech.

2) Alinhe a comunicação visual

Não adianta ter uma postura super tradicional nos folders da empresa e nas redes sociais ser completamente descolado. Utilizar cores frias como base da sua marca e mudar isso na hora de se apresentar em feiras e congressos. A mudança das cores confunde o público e prejudica a identificação. A comunicação precisa estar alinhada em absolutamente tudo.

3) Economize nas palavras

Você sabia que o ser humano processa imagens 60.000 vezes mais rápido do que textos? Isso significa que não adianta elaborar parágrafos e mais parágrafos para chamar a atenção do seu público em um evento, pois seu texto simplesmente não será lido. Invista muito mais nas ilustrações para se comunicar durante esse período, nessas horas lembra-se da máxima: “uma imagem vale mais que mil palavras”.

Quer ajuda para a comunicação visual da sua empresa deslanchar? Conte com o time de especialistas da Race Comunicação.

5 dicas de diagramação para feed do Instagram

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contanto com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Destes usuários, 80% seguem o perfil de alguma marca na plataforma, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram. Mas será que a sua marca sabe se destacar nessa plataforma e evitar o overview do posicionamento? Pensando nisso, separamos 5 dicas de diagramação para feed do Instagram que farão seu negócio se destacar na rede social queridinha do momento.

Desde tempos de Fotolog e Flogão, o universo online tem sido direcionado ao compartilhamento de imagens, chegando hoje ao Instagram, rede que só fica atrás do Facebook quando o assunto é engajamento dos usuários. Nessas plataformas o objetivo é compartilhar imagens que dizem muito sobre você, sua marca e seu posicionamento. Com tantas atualizações e mudanças de algoritmo nem tudo o que é publicado aparece para seus seguidores, o que os leva, muitas vezes, a acessar diretamente seu perfil e visualizar seu feed.

E, como numa apresentação institucional, a forma como as imagens são dispostas dizem muito sobre seu posicionamento no Instagram. Imagens com qualidade e bem produzidas são como manchetes, levam o seguidor a acessar o conteúdo e quem sabe iniciar uma jornada de compra ou relacionamento com a marca. Imagem é conteúdo! O conteúdo visual no Instagram chega a ser mais relevante que a informação elaborada no post. Mas, também não precisa ser uma super produção, porque as pessoas querem ver o “real life” dos perfis.

Antes das 5 dicas vai uma sugestão: já pensou em seguir o próprio Instagram no Instagram? É uma ótima tática para ter sempre por perto referências sobre como os especialistas da plataforma estão usando e abusando dos recursos disponíveis.

 

 

Então anota aí 5 dicas de diagramação para feed do Instagram para dar um upgrade na comunicação visual da sua marca:

1. Coerência: texto e imagem precisam conversar, eles se complementam
2. Personas: explore informações físicas que representem seu posicionamento de mercado. Conheça seu público e identifique suas personas.
3. Qualidade: fotografias em alta qualidade são regra. Invista em um ensaio ou um bom banco de imagens
4. Curadoria: faça uma boa seleção de imagens e nada de postar fotos com equipamentos eletrônicos desligados, repetir imagens ou usar fotos parecidas
5. Real life: publique imagens que tenham ligação com a sua realidade, sem edições exageras; aposte na diversidade!

Lembre-se: seu feed é o seu cartão de visitas no Instagram!

Por Lívia Caixeta 

5 dicas de diagramação para feed do Instagram

Por Lívia Caixeta 

O Instagram é a rede social que mais cresce no mundo, contanto com mais de 1 bilhão de usuários ativos por mês. Destes usuários, 80% seguem o perfil de alguma marca na plataforma, segundo dados divulgados pelo próprio Instagram. Mas será que a sua marca sabe se destacar nessa rede social e evitar o overview do posicionamento?

Pensando nisso, separamos nesse post 5 dicas de diagramação para feed do Instagram que farão seu negócio se destacar na rede social queridinha do momento.

Comunicação em redes sociais visuais

Desde tempos de Fotolog e Flogão, o universo online tem sido direcionado ao compartilhamento de imagens, chegando hoje ao Instagram, rede que só fica atrás do Facebook quando o assunto é engajamento dos usuários. Nessas plataformas o objetivo é compartilhar imagens que dizem muito sobre você, sua marca e seu posicionamento.

Com tantas atualizações e mudanças de algoritmo, nem tudo o que é publicado aparece para seus seguidores, o que os leva, muitas vezes, a acessar diretamente seu perfil e visualizar sua página.

E, como numa apresentação institucional, a forma como as imagens são dispostas dizem muito sobre seu posicionamento. Imagens com qualidade e bem produzidas são como manchetes, levam o seguidor a acessar o conteúdo e quem sabe iniciar uma jornada de compra ou relacionamento com a marca.

Imagem é conteúdo! O conteúdo visual no Instagram chega a ser mais relevante que a informação elaborada no post. Mas, também não precisa ser uma super produção, porque as pessoas querem ver o “real life” dos perfis.

Antes das 5 dicas vai uma sugestão: já pensou em seguir o próprio Instagram no Instagram? É uma ótima tática para ter sempre por perto referências sobre como os especialistas da plataforma estão usando e abusando dos recursos disponíveis.

 

Então anota aí 5 dicas de diagramação para dar um upgrade na comunicação visual da sua marca:

1) Coerência:

Texto e imagem precisam conversar, eles se complementam

2) Personas:

Explore informações físicas que representem seu posicionamento de mercado. Conheça seu público e identifique suas personas.

3) Qualidade:

Fotografias em alta qualidade são regra. Invista em um ensaio ou um bom banco de imagens

4) Curadoria:

Faça uma boa seleção de imagens e nada de postar fotos com equipamentos eletrônicos desligados, repetir imagens ou usar fotos parecidas

5) Real life no Instagram:

Publique imagens que tenham ligação com a sua realidade, sem edições exageradas; aposte na diversidade!

Lembre-se: seu feed é o seu cartão de visitas nessa rede social!

A Race Comunicação conta com um time de especialistas em redes sociais. Entre em contato conosco e saiba mais.

Os valores da empresa através da gestão de imagem

Construir uma imagem positiva de sua empresa perante o mercado é um dos objetivos de todo e qualquer negócio. Uma das principais estratégias para atingir este objetivo retratar os valores da empresa através da gestão de imagem, criando uma reputação marcante e assumindo assim um posicionamento claro diante de seus clientes. E para que sua empresa crie essas raízes sólidas com seu público-alvo e se destaque diante do mercado, sua comunicação precisa ser eficaz, atualizada e compatível às atuais demandas corporativas e sociais.

A vantagem em apostar na comunicação visual é saber que ela possui um grande potencial de recepção e atinge um número maior de pessoas do que a comunicação escrita, por exemplo. Além de ser instantânea, é facilmente compreendida. É preciso ter em mente que 80% da memória humana está associada às imagens e figuras, então, investir nesse ramo com certeza é uma aposta certa.

Marketing visual

Durante o processo de criação tenha certeza de como deseja que seu cliente veja a sua marca e de que forma você quer que seja divulgada. Não é somente os serviços prestados pela organização que devem chamar a atenção, mas os valores e princípios da empresa através de elementos visuais. Tipografias, cores e objetos possuem significados e dentro deles uma mensagem a ser passada. Se o seu objetivo é vender a marca e atingir grandes escalas, é preciso deixar explícito a identidade do seu negócio.

Antes de tudo, deve-se saber que o processo de gerenciamento de imagem é algo frágil e que demanda muito cuidado, pois qualquer deslize pode ser fatal ao futuro da organização, já que, com a crescente ascensão do espaço digital, qualquer um pode ser influenciado por opiniões alheias e julgamentos podem deixar marcas na imagem de sua empresa de forma irreversível. Por isso, estudar a fundo seu público-alvo e estar ao máximo alinhado aos seus pensamentos é o que irá ajudá-lo a traçar seus próximos passos.

https://racecomunicacao.com.br/blog/cor-que-comunica-como-construir-uma-identidade-visual/

A identidade irá fazer com que o público-alvo tenha vontade de conhecer seus serviços. Será o fator persuasivo de venda e transmitirá uma mensagem sobre a qualidade de seus produtos, de forma que fará com que seja compartilhada e recomendada.  O que a torna única e diferente de outros segmentos semelhantes dentro do mercado?  Investir em identidade é investir no futuro de seu brand e garantir seu espaço. Com isso, a relação empresa-cliente-consumidor será de confiança, tornando sua marca um ideal de credibilidade e moldando uma reputação positiva, fortalecendo seus princípios.

Transparência e alinhamento

A comunicação corporativa vai muito além da criação de texto, mensuração de resultados e encontros de relacionamento. Gerir imagem também é dar prioridade ao conteúdo visual que sua empresa disponibiliza ao público através de redes sociais, press kits, folders e logomarcas. Tem a ver com a identidade visual que seu negócio se resume e, principalmente, se alinha às necessidades de seu cliente.

No entanto, consolidar identidade é um processo complexo que envolve estratégias de monitoramento e alinhamento entre cliente-empresa. Estar ciente sobre user experience – o comportamento e experiência do seu público – e o que ele espera da sua organização é fundamental para determinar quais tipos de imagem serão formadas e como os valores podem ser evidenciados através dos elementos visuais. O público demanda inovação.  A conexão com o consumidor e cliente reflete na estratégia da empresa e investir no visual é um dos pilares do sucesso de um negócio.

A partir do momento em que você consegue transmitir os valores de sua empresa através da comunicação visual, sua marca fica mais próxima de estar consolidada no mercado e de ser reconhecida no ambiente corporativo, garantindo um posicionamento efetivo. Os elementos visuais determinarão seu destaque perante a concorrência e será um elemento estratégico fundamental para os futuros projetos e para a gestão de imagem

Ciclo de vida

Mais importante do que construir uma identidade e gerir imagem, é sustentar sua reputação. Toda marca precisa ser administrada. Não adianta criar uma estratégia, estabelecer uma reputação e esquecer dos diagnósticos. São eles que irão determinar o ciclo de vida de sua marca, se ela está crescendo e o que precisa para atender às demandas atuais.

A marca precisa estar constantemente em diálogo com seus clientes e consumidores, precisa assumir um posicionamento e fazer jus aos valores da empresa. Só dessa forma que irá gerar confiança e maior credibilidade aos seus pares. Precisa se mostrar transparente, dizer o que deseja alcançar e onde quer chegar.

Ações e comportamentos são cruciais para a manutenção de gestão de imagem. Apostar em uma identidade marcante não só fará com que sua marca seja lembrada com mais facilidade, mas se, ao mesmo tempo, ela estiver alinhada aos princípios, valores e objetivos que sua empresa deseja alcançar, terá desenvolvido uma reputação de peso perante o mercado, além de atrair outras potenciais marcas e investidores.

Por Ana Luiza Antunes

Como construir uma identidade visual? Um dos grandes erros das empresas ou de profissionais de comunicação ao definir essa identidade da marca é pensar em um logo e em uma ou mais cores e aplicá-las, sem um propósito, ou seja, sem construir a personalidade da empresa. Mais importante do que se imagina, esse conceito vai além da apresentação dos elementos visuais, logotipo, cores e fontes. Presente digital ou offline, a identidade é a materialização da missão, visão e valores de uma empresa, produto ou serviço; reflete o posicionamento estratégico e os valores tangíveis e intangíveis.

Embora importantes, sem um conceito apropriado, os elementos visuais tornam-se apenas objetos decorativos. Apenas como exemplo: em supermercado médio existem no mínimo 4 mil produtos de diferentes marcas. O que te faz lembrar e comprar sempre as mesmas marcas?

De certo, os valores tangíveis são importantes na escolha de um produto, porém os intangíveis como a ética da empresa ofertante, a humanização, os benefícios ao meio ambiente etc., principalmente hoje em dia são fatores decisivos para compra.

Só para ter uma ideia, pesquisa recente realizada pela Union + Webster apontou que 87% da população brasileira prefere comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis. Sendo que, 70% dos entrevistados afirmaram que não se importam em pagar um pouco mais caro por marcas sustentáveis.

Mais importante do que traçar um plano pensando apenas nos elementos visuais, antes de criar a comunicação visual da marca é necessário primeiro definir a Brand Persona, que nada mais é do que a personificação dos valores de uma marca.

https://racecomunicacao.com.br/blog/blogs-e-sites-podem-ajudar-a-vender-mais/

Estudar também as Buyers Personas, ou seja, personagens semifictícios que representem os clientes, será útil. Por meio da identificação desses personagens, será possível traçar uma estratégia que dialogue e leve em conta seus anseios e dores. É relevante analisar que grande parte das decisões de compra são realizadas com base nas preferências e estilo de vida do consumidor, sua personalidade, valores e status social.

Antes de aplicar os elementos visuais, também, vale a pena estudar a chamada psicodinâmica das cores e seus impactos no público-alvo. Dependendo da região, não será de bom tom usar determinada cor. lustrando, no Japão, as cores são ativos importantes. Elas norteiam os rituais religiosos, vestimentas, arquitetura e artes. A cor azul, por exemplo, é indicada mais para as mulheres e crianças, pois indica pureza e limpeza. Uma marca que quer vender um produto exclusivamente masculino, nunca deveria usar azul em uma campanha de comunicação.

Para construir uma comunicação visual assertiva é importante fugir do óbvio e comunicar com verdade, construindo marcas fortes, originais e que impactam. Pessoas se sensibilizam com histórias verdadeiras. Em uma sociedade pós-digital, cada vez mais existe uma preocupação com produtos, serviços e negócios que vão muito além das necessidades básicas.

Lembre-se, a “cor que comunica” é atitude e os valores que estão intrínsecos na marca, não apenas os elementos visuais visíveis. E aí, já sabe como construir uma identidade visual? Venha conhecer nossa equipe de criação e elaborar soluções de comunicação para a sua marca.

Por Rodrigo Freitas 

#Pride empresas comunicam diversidade por engajamento ou por posicionamento

Organizações de diferentes setores têm aplicado diretrizes de comunicação que abraçam o universo LGBTQA+, mulheres, negros e outras parcelas da população consideradas minorias. Essa escolha editorial faz com que a marca engaje diferentes públicos e se posicione sobre um tema de alta relevância. Porém, existem marcas que acertam na hora de comunicar diversidade (tanto por realmente aplicarem diversidade, respeito e igualdade de oportunidades no dia a dia da empresa, quanto pela forma como optaram por passar essa mensagem e abraçar a causa publicamente) e outras que erram de forma brutal e ficam com sua reputação manchada dentre seus clientes.

#Pride na prática

Segundo o estudo Edelman Trust Barometer de 2019 – que ouviu 33 mil pessoas de 27 países com o objetivo de mapear a confiança dos cidadãos em relação a ONGs, governo, empresas e mídia – pode-se dizer, em uma análise geral, que pessoas confiam mais em pessoas do que em instituições ou empresas. E esse reconhecimento será ainda maior se as pessoas reconhecerem seus propósitos expressos em seus ambientes de trabalho e nas marcas que consomem.

Outro levantamento da pesquisa diz respeito a como as marcas se comportam fora da empresa. 73% dos brasileiros afirmam que os CEOs deveriam promover mudanças em vez de esperar que o governo as imponha. E 61% acreditam que as empresas podem gerar mudanças positivas em relação a preconceito e discriminação. Ou seja: as pessoas buscam representatividade e mudanças nas empresas onde trabalham e de que consomem.

Recentemente, a Adidas lançou uma campanha protagonizada pela cantora Pablo Vittar para celebrar o orgulho LGBTQA+. Além de uma grande aceitação do público, também houve a parcela que questionou a marca em seu Instagram pela escolha e pela abordagem. A Adidas se prontificou , respondeu a todos os comentários negativos sobre a campanha e explicou que esse é seu posicionamento, independente dos haters.

Nessa conjuntura, temos o óbvio: dentro ou fora da empresa, o preconceito contra homossexuais e transsexuais é considerado um crime equivalente ao racismo. Se sua empresa externaliza nas redes sociais, por exemplo, que abraça causas LGBTQA+, porém “atrás dos palcos” descrimina, não emprega minorias nem as coloca em cargos de confiança, será fiscalizada por seus consumidores e severamente criticada publicamente.

Pink Money

O potencial econômico do público LGBTQA+ movimenta cerca de 917 bilhões de dólares somente nos Estados Unidos (segundo um levantamento de 2016 divulgado pela Organização Mundial do Turismo). Para representar empresas, marcas ou artistas que se utilizam desse potencial para se promover, popularizou-se o termo Pink Money. O blog do Põe na Roda publicou recentemente uma lista com dez marcas, entre elas Riachuelo e Barila, por exemplo, acusadas de usar as causas LGBTQA+ apenas para autopromoção.

A busca é por verdade. Marcas precisam sair da neutralidade e se posicionar frente aos debates e demandas da sociedade. O consumidor quer entender quem são aquelas pessoas com quem ele está se associando quando consome um produto ou entra em uma empresa. Marcas sólidas comunicam mensagens sólidas. O que a sua está comunicando?

Por Nathalie Portela

comunicação visual

3 dicas de comunicação visual para atrair clientes em feiras e eventos

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