Pesquisar
Close this search box.

O que é um media audit?

Por Mariana Morena

Identificar o grau de conhecimento da imprensa generalista e especializada sobre sua empresa – e os produtos/serviços oferecidos por ela – é um ótimo ponto de partida para a elaboração de plano de comunicação que tem nos jornalistas seus stakeholders fundamentais. Para isso, antes de mais nada, é importante utilizar o media audit.

Com base em um questionário rápido – geralmente aplicado em contato telefônico –, o jornalista responde a uma lista de perguntas relacionadas à empresa: você já ouviu falar? Sabe qual é a área de atuação? Conhece os concorrentes?

Em muitos casos, meia dúzia de perguntas bem escolhidas e cinco minutos da atenção do jornalista serão suficientes para identificar gaps na comunicação com a imprensa. Os resultados do media audit servirão como uma “bússola” para determinar que tipo de ação pode ser desenvolvida com este público-alvo.

O media audit pode ajudar, ainda, na medição do trabalho desenvolvido pela assessoria de comunicação. Quando realizado periodicamente, permite que seja observada a evolução do nível de conhecimento e engajamento dos jornalistas após um ciclo de ações pré-estabelecidos. Gerou resultado? A empresa se tornou mais conhecida? Em caso positivo, o media audit identificou que as atividades foram eficientes para ampliar o awareness da empresa entre os profissionais da imprensa – que, na prática, são os formadores de opinião que levarão as informações da empresa aos demais públicos de interesse da companhia.

Caso a sua empresa precise de um diagnóstico de comunicação, entre em contato com a Race Comunicação.

Posts relacionados