Pesquisar
Close this search box.

O que é planejamento estratégico?

Por Maira Manesco

 

Podemos afirmar que planejamento estratégico é a ação de desenvolver um plano de maneira pensada, ou seja, analisando o cenário e encontrando as melhores soluções para alcançar o objetivo final.

O primeiro passo para formular o planejamento estratégico é determinar as metas e como será possível atingi-las. Com isso uma vez definido, é necessário então elaborar um documento bem didático que descreva a análise do cenário, os pontos positivos e os elementos que exijam mais atenção.

É também fundamental detalhar as ações a serem realizadas. Trata-se de um grupo de ideias que, quando implementadas, auxiliarão os profissionais comprometidos a obter os melhores resultados.

Revisar o planejamento estratégico também é essencial para que não haja grandes variações entre o que foi pensado inicialmente e o que será executado.

Como bem abordado no site do Sebrae, planejar estrategicamente significa compatibilizar as oportunidades oferecidas pelo ambiente externo às condições internas, favoráveis ou não, da empresa, de modo a satisfazer seus objetivos futuros.

O grande desafio do planejamento estratégico é garantir sua efetividade prática. Até que ponto os objetivos traçados são possíveis de serem alcançados? Elaborar estratégias que vão além da realidade pode ser frustrante para a equipe envolvida nos projetos.

 

* Maira Manesco é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

Posts relacionados