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O poder dos influenciadores online além da internet

Por Bruno Uehara

Você já ouviu falar em influenciadores online? Talvez o termo ‘blogueiros’ soe mais comum, mas eles são apenas parte desse grupo que abrange usuários influentes em redes sociais como YouTube, Twitter, Instagram e – agora o mais recente – Snapchat. Mais do que pessoas comuns que fazem posts e opinam sobre determinados assuntos, os influenciadores online são um público extremamente estratégico em planejamentos de comunicação e com forte potencial de engajamento que ultrapassa os limites da internet.

Um estudo feito em mais de 50 países pela Nielsen, em 2013, mostrou que 68% das pessoas confiam em opiniões postadas online sobre marcas e produtos. Ou seja, assim como ocorre na vida real, os consumidores na web se sentem mais seguros em comprar algo de acordo com a avaliação de outros internautas. Por isso, os influenciadores online são conhecidos também como ‘formadores de opinião’, já que possuem o poder de disseminar conteúdo e atingir uma grande quantidade de pessoas.

Ao contrário do que parece, para identificar um influenciador não se deve analisar apenas o seu número de seguidores. Mais importante que a quantidade é a capacidade de engajamento. Em outras palavras, quanto mais compartilhamento de conteúdo e interação dos internautas, maior é a capacidade de influenciar. Esses dados estratégicos podem ser acessados com o auxílio de diversas ferramentas de monitoramento, como Klout e Twitalyzer – ambos com foco no Twitter.

Mais do que ‘webcelebridades’, muitos influenciadores também conquistaram fama fora do mundo virtual. Pesquisa encomendada pelo Google e o site Meio & Mensagem apontou que, entre as 20 personalidades mais admiradas por adolescentes do Brasil, metade era youtuber, como Kéfera Buchmann, Felipe Neto e Christian Figueiredo. Talvez você não os reconheça, mas eles são alguns dos nomes mais requisitados por grandes empresas e, inclusive, autores de livros best-sellers.

A abrangência dos influenciadores online cresceu na mesma velocidade em que se compartilha conteúdo na internet. Com a evolução das redes sociais, eles se tornaram poderosos impulsionadores de vendas, que geram exposição rápida e eficaz. Seja por meio de foto no Instagram ou rápida aparição em vídeo do YouTube, todo minuto de fama se torna uma valiosa conquista para qualquer marca. E isso realmente amplia o alcance dos produtos e tem se mostrado bastante eficaz.

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