O papel da assessoria de imprensa durante o lançamento de produtos

Por Maira Manesco

Já sabemos que o papel da assessoria de imprensa para que as organizações conquistem seu espaço no mundo é de extrema importância. Assim, podem ser vistas de forma positiva por seus clientes, fornecedores, distribuidores etc.

Há pouco falamos também sobre como o trabalho bem executado de relações com a mídia pode ser favorável para o desenvolvimento e ascensão dos negócios.

Se para o crescimento de uma empresa a comunicação já é importante, para o lançamento de um produto não seria diferente, ou melhor, seria. Durante a divulgação de uma novidade, o trabalho de relações públicas deve ser mais estratégico e extremamente alinhado com os desejos do cliente.

Primeiramente é preciso saber quais são os públicos-alvo do produto e também os da divulgação. Pois o trabalho de assessoria de imprensa terá que abordar os consumidores finais e os distribuidores, por exemplo, no caso de uma indústria alimentícia.

Após, deverão ser elaborados a estratégia de divulgação e o mailing, que guiarão as análises dos possíveis veículos que se interessem pelo lançamento. Normalmente, seguindo o exemplo citado, trabalharemos veículos direcionados aos consumidores finais, aos distribuidores e supermercadistas, além dos veículos de negócios que poderão falar sobre os investimentos do novo produto.

Caso a novidade seja um diferencial no setor, o trabalho com entrevista exclusiva é muito bem-vindo. Sendo possível fazer a divulgação do novo produto, além de estreitar o relacionamento com o jornalista e o veículo de imprensa. Em alguns casos também é interessante trabalhar com eventos de lançamento para formadores de opinião, como blogueiro do setor.

Com os trabalhos de assessoria de imprensa alinhados com a publicidade, é possível perceber o interesse de consumidores no novo produto, estimulando a experimentação e as vendas.

* Maira Manesco é Assessora de Imprensa na Race Comunicação.

Ficou interessado sobre o papel da assessoria no lançamento de produtos? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.