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Dicas para melhorar perfis corporativos no Instagram

Carlos Massarico

 

Estar presente nas redes sociais é uma demanda pesada e trabalhosa, mas fundamental para o sucesso da comunicação de qualquer empresa. No entanto, diferente de mídias como o Facebook e o Twitter, mais baseadas no conjunto da mensagem texto e imagem, o Instagram é uma rede para compartilhar fotos e, portanto, considerada bem mais privativa por parte de seus usuários. Para conseguir entrar neste espaço de forma mais natural e ser admirado por seus stakeholders, veja abaixo algumas dicas para melhorar perfis corporativos no Instagram:

 

1) Mantenha uma frequência nas postagens

É preciso ter equilíbrio entre muitas e poucas postagens ao tratar de perfis corporativos de Instagram. Uma presença maciva na rede pode ser tratada por seus seguidores como spam. Por outro lado, poucos posts podem dar a impressão de que esta rede é desprezada por sua empresa ou que o perfil não é interessante o suficiente para ser seguido. Por isso, se faz necessário ter um direcionamento claro sobre o que você visa atingir com esta mídia, analisando seu público e o conteúdo. A partir disso é possível mensurar qual a frequência de postagens que trará melhores resultados.

2) Tenha foco em seu público-alvo

Qualquer mídia social que, frequentemente, apresente conteúdos muito abrangentes e que não tenha um padrão, corre o risco de não agradar a ninguém. Por exemplo, caso sua intenção com o perfil corporativo seja a de fortalecer o posicionamento institucional de seu negócio nas redes sociais e angariar seguidores mais engajados, é preciso dar destaque a conteúdos que enriqueçam discussões sobre temas centrais de sua área de atuação. Caso queira atrair mais consumidores diretos, é recomendado postar ações ou campanhas dos produtos. Mesclar muitos objetivos e linguagens distintas em um mesmo perfil gerará confusão nos seguidores.

3) Preze pela qualidade das imagens

Bom senso quanto à qualidade das fotos que serão postadas é um ponto básico, porém algumas dicas são preciosas. Os celulares mais atuais têm câmeras eficazes, principalmente para fotos de ambientes abertos e com boa iluminação natural. Ambientes fechados são mais difíceis por conta da iluminação artificial. Sempre procure por janelas ou locais em que a luz, ainda que artificial, ilumine bem o que se deseja mostrar. O zoom também deve ser evitado ao máximo. Desloque-se até o que se deseja fotografar e use a câmera sem o zoom. Flashes de câmeras de celulares também ainda não costumam corresponder às expectativas.

4) Esteja por dentro das hashtags

Nas redes sociais esta é uma das melhores formas para propagar uma imagem de conteúdo relevante a um público direcionado. Isso porque, por meio das hashtags, muitos usuários realizam buscas nas redes por termos específicos. Por exemplo: uma pessoa está na praia de Ipanema e quer ver algumas fotos do local no Instagram. Ela pode abrir o aplicativo e realizar uma busca pela hashtag #ipanema ou #praiadeipanema. Desta forma ela poderá encontrar as imagens mais recentes de perfis que usaram estas hashtags. Se ela se interessar por esta página ou perfil da rede social, é bem mais possível que ela se torne uma seguidora. Além de atrair novos seguidores, esta é uma boa estratégia para atrair o público-alvo que você deseja de uma forma orgânica, gerando mais engajamento.

Por fim, não tenha vergonha de analisar sua concorrência. Apesar de ser uma tarefa muitas vezes ingrata e penosa, ela é extremamente necessária. Saiba o que o mercado faz, não para repetir, mas para descobrir novas alternativas e inovar em seu contato com o público. Este será um grande diferencial para seu negócio, capaz de impulsionar sua marca.

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