Como alinhar um vídeo institucional à apresentação da empresa?

Por João Andrade

Você já aprendeu aqui que ter um material em vídeo apresentando a sua empresa pode ajudar muito nos negócios. Além de criar conexão com o público, um vídeo no seu site poderá favorecê-lo em sites de ferramentas de busca, como o Google. Porém, fazer o vídeo não é o bastante. A sua mensagem deve estar alinhada àquilo que sua empresa prega e oferece.

Antes de começar a produzir, é importante fazer um plano daquilo que se deseja alcançar, o que e para quem o vídeo irá comunicar. Isso ajudará na elaboração do conteúdo, assim como a linguagem que será utilizada e o valor que você deseja agregar àqueles que assistem.

Lembre-se que cada público possui um perfil – e cada perfil, um tipo de abordagem. Tente descobrir quais são os pontos de interrogação que permeiam a mente da sua audiência. Você pode enumerar tópicos com as informações mais importantes que deseja comunicar para, então, decidir o caminho que vídeo irá seguir – um webnar, uma vídeo-aula, testemunhos de clientes, entrevistas, vídeos motivacionais, etc.

Depois chega o momento de decidir quem vai produzir esse conteúdo. Para saber, você deve se questionar quanto ao nível de qualidade que o material requer e ao orçamento disponível para efetuar a ideia. Poderá ser alguém da empresa que tenha conhecimento de produção audiovisual ou uma produtora externa. Antes de iniciar a produção, tenha um roteiro do conteúdo e entregue a pessoas de confiança para uma segunda opinião.

Por último, escolha onde seu vídeo irá morar de agora em diante. Além de fazer o upload em sites de streaming, como YouTube, Vimeo e Daily Motion, ele deve ter um espaço reservado em seu site. Não esqueça de colocar um link para a página da empresa na descrição do vídeo. Isso irá contribuir com o seu SEO.

 

Gostou do artigo?