Boa comunicação pode garantir o sucesso do e-commerce

Por Evelyn Spada

Vivemos em uma era de aceleradas mudanças. A tecnologia, a todo instante, apresenta novas formas e opções para realizar as mais distintas tarefas, de maneira mais produtiva e cômoda. Uma loja virtual de sucesso não surge do dia pra noite, é necessário acompanhar as transformações e corresponder à expectativa de seu usuário.

Não é só de preço competitivo que vive uma loja. É necessário ter uma plataforma otimizada, produtos com claras descrições e fácil navegabilidade. Garantir que o visitante da loja realize tarefas com menor esforço gera uma experiência agradável, a interação produtiva entre o usuário e o sistema pode conquistar o usuário já na primeira visita, ou seja, é preciso investir na usabilidade.

Produtos e informações já surgem antiquados, com data e hora marcada para desaparecer. Ampliar as opções de pagamento, apostar no frete grátis, garantir produtos no estoque e não atrasar entregas são maneiras de agradar o cliente.

É muito importante que a empresa tenha conhecimento do mercado que vai atuar, dos concorrentes e principalmente do público que quer atingir. Um benchmark bem feito é capaz de auxiliar no sucesso e prevenir prejuízos no futuro.

Para conquistar o sucesso da loja virtual é necessário observar todos os números que as ferramentas podem oferecer. A taxa de conversão, por exemplo, é a métrica utilizada para gerenciar o desenvolvimento das campanhas. Em linhas gerais, é a relação entre o número de visitantes no site dividido pelo número de compras realizadas no mesmo período, e por fim, multiplica-lo por 100 para ter a taxa em percentual. A taxa de conversão pode dizer muito sobre a performance da loja. É possível identificar qual campanha gerou mais vendas em relação ao tráfego gerado.

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