Alinhamento entre assessoria de imprensa e público-alvo

Por Núbia Neves

Antes de se iniciar o trabalho de assessoria de imprensa, diversas estratégias devem ser traçadas, incluindo a identificação do público-alvo que a empresa deseja atingir. O primeiro passo para isso é entender o que é público-alvo, e que muitas vezes se trata de mais de um. Por esse motivo, muito cuidado e atenção são necessários para o alinhamento de cada ação.

Detectado o público-alvo de uma empresa, o próximo passo é alinhá-lo com os melhores veículos para se trabalhar. Por isso, a estratégia de mídia é essencial nesse ponto do trabalho. Cronogramas devem ser estruturados e aprovados com, no mínimo, dois meses de antecedência para cada ação, dessa forma será possível trabalhar com todos os tipos de veículos, desde revistas (que precisam de mais tempo para a elaboração de uma matéria e que têm fechamento mais antecipado) até portais, que são mais imediatistas.

O importante é perceber que é essencial para o início de qualquer trabalho com a mídia a estruturação entre o público e a empresa. O alinhamento das ações partindo daí trará direção e mais assertividade às divulgações.

Dentre os serviços de assessoria de imprensa, identificar a melhor forma de trabalhar a empresa na mídia (dentro do espaço editorial), direcionado ao seu público-alvo é uma responsabilidade específica dessa área e não de uma consultoria de marketing, que muitas vezes é contratada para esse trabalho, no qual não são especializados.

* Núbia Neves é assessora de imprensa na Race Comunicação

Ficou interessado sobre alinhamento da assessoria e cliente? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.