Pesquisar
Close this search box.

Afinal, o que é agenciar?

Por Rogério Artoni

Atualmente, no país, qualquer mercado tem suas grandes empresas que atuam de forma completa. Essas grandes companhias têm seus nomes tatuados nas mentes de seus potenciais consumidores. Já para empresas menores, que querem também um lugar na memória destes aspirantes a clientes, algumas atitudes são essenciais, como por exemplo, o relacionamento e a união de forças. Manter um bom relacionamento é de extrema importância e encontrar parceiros de negócios que queiram andar juntos pode ser um atalho para a conquista de novos clientes.

Não existe fórmula mágica, mas buscar parcerias com empresas que complementam o seu trabalho pode ser um ótimo caminho. Muitas vezes em reuniões com clientes vemos que aquilo que ele precisa, uma agência parceira pode executar. Nosso trabalho é apontar soluções para nossos clientes, mesmo que elas não sejam da nossa área. Então, o que fazer? Indicar um parceiro de negócios.

Muitas vezes o cliente pode precisar de um novo site, um fornecedor de brindes ou até de uma reforma arquitetônica no escritório. Já houve casos de indicarmos um cliente para o outro e aí agradar dois clientes encontrando solução para ambos. Acredito que este é um dos papéis de uma agência. Não só prestar assessoria de imprensa, comunicação interna ou redes sociais, mas sim achar soluções para os clientes. Segundo o dicionário Houaiss, o verbo agenciar significa “servir de agente ou intermediário de (algo)”. Sendo assim, intermediamos o contato entre cliente e imprensa, cliente e stakeholders, cliente e cliente e, portanto, problema e solução.

Obviamente que cada empresa tem seu core business, mas a indicação leva à retribuição de outra indicação que pode trazer mais clientes. Na pirâmide corporativa, apenas pouquíssimas empresas figuram no topo, e é uma escalada difícil. Então, porque não dar as mãos a uma empresa parceira e um ajudar o outro?

Assim, através destas parcerias entre empresas, nascem grupos, entidades colaborativas, cooperativas e outras instituições que agregam empresas e seus pares, juntando forças para crescer. No mercado de assessoria de imprensa, por exemplo, existem várias entidades como estas onde as empresas se afiliam e buscam ampliar mercado.

Confira algumas instituições nacionais e internacionais que agregam agências de assessoria de imprensa:

Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial

www.aberje.com.br

Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação

www.abracom.org.br

Public Relations Society of America (PRSA)

www.prsa.org

International Public Relations Association (IPRA)

www.ipra.org

Public Relations Consultants Association (PRCA)

www.prca.org.uk

GlobalCom PR-Network

www.gcpr.net

Public Relations Global Network (PRGN)

www.prgn.com

The Network One

www.thenetworkone.com

* Rogério Artoni é diretor da Race Comunicação

Interessado nesse assunto? Clique aqui e veja mais informações sobre esse e outros serviços oferecidos pela Race Comunicação.

Posts relacionados